A Pontifícia Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) assinalou que o relatório sobre uma denúncia de agressão sexual cometida por seu fundador, Pe. Werenfried van Straaten, é "credível" e a mesma teria ocorrido em 1973.

No dia 2 de fevereiro, o suplemento "Christ & Welt" do jornal alemão ZEIT noticiou esta acusação contra o fundador da ACN. Segundo este veículo de imprensa, outra inconduta do fundador foi descoberta em 2009 através de una visita apostólica del Bispo Auxiliar de Paderborn (Alemania), Dom Manfred Grothe.

Vale recordar que o Pe. van Straaten faleceu na Alemanha no dia 31 de janeiro de 2003 aos 90 anos de idade.

Em comunicado divulgado no último 2 de fevereiro, o presidente executivo internacional da ACN, Thomas Heine-Geldern, disse que a fundação pontifícia "está consternada com as graves acusações publicadas no suplemento 'Christ & Welt' do jornal ZEIT".

“A organização condena todo tipo de conduta da qual o Padre van Straaten está sendo acusado no artigo”, disse e expressou o compromisso da ACN de realizar “um esclarecimento aberto e completo”.

Sobre a denúncia, o encarregado disse que "em 2010, uma pessoa apresentou uma acusação de abuso sexual contra o Padre van Straaten, que teria ocorrido em 1973". “O relatório era credível, embora a questão da culpa não pudesse mais ser esclarecida devido à morte do Padre van Straaten”, ocorrida em 2003.

“Os responsáveis ​​seguiram a política indicada pela Igreja na Alemanha quanto ao procedimento dos casos de abuso. Por este motivo, a pessoa afetada recebeu uma ajuda financeira de 16.000 euros como compensação pelo seu sofrimento”.

Além disso, os responsáveis ​​da ACN assinalaram que “os fatos foram imediatamente reportados às autoridades eclesiásticas”, entretanto, “a instauração de um processo canônico contra o Pe. Werenfried era impossível” devido à sua morte.

Segundo o pronunciamento de Heine-Geldern, “a pessoa afetada expressou seu desejo de sigilo”, o que foi respeitado pela instituição. O diretor executivo da ACN disse que "até agora não há outras acusações de violência sexual contra o padre van Straaten".

O Padre van Straaten, que nasceu em 1913 na Holanda, fundou em 1947 a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre, que em 2011 foi estabelecida como Fundação Pontifícia. Todas as áreas da organização foram renovadas e novas estruturas de gestão e controle foram introduzidas”. Da mesma forma, a Cúria da Fundação passou a ter sede em Roma enquanto a sede administrativa seguiu na Alemanha.

No comunicado, o Sr. Heine-Geldern acrescentou que a missão da ACN "continua a ser o serviço aos cristãos perseguidos e necessitados", e garantiu aos benfeitores que farão "tudo o que for possível para não decepcionar no futuro a confiança nela depositada” e “continuar seu serviço aos cristãos em todo o mundo”.

Confira: