BRASILIA, 31 Out. 22 / 02:41 pm (ACI).- “A conclusão das eleições 2022 convoca-nos, ainda mais, para a reconciliação, essencial ao novo ciclo que se abre. Agora, todos, indistintamente, precisam acompanhar, exigir e fiscalizar aqueles que alcançaram êxito nas urnas. O exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”, diz a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota publicada hoje (31).
Após a votação em segundo turno ontem (30), Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, com 50,9% dos votos contra 49,1% de Jair Bolsonaro, do PL. Também foram eleitos ontem os governadores de 12 estados. Os demais 15 governadores já tinham sido eleitos no primeiro turno, em 2 de outubro, quando também foram definidos os deputados e senadores.
Em uma “mensagem da presidência da CNBB sobre a conclusão do processo eleitoral 2022”, a entidade cumprimenta todos os candidatos eleitos este ano e parabeniza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “por sua atuação no zelo de todo o processo democrático”.
Ao concluir a mensagem, assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, presidente da entidade, a CNBB augura que “todos possam caminhar unidos para a construção da política melhor”, que “está a serviço do bem comum”.
Confira também:
Em discurso da vitória, Lula cita Jesus Cristo e o papa Francisco https://t.co/3W5eahYESX
— ACI Digital (@acidigital) October 31, 2022
Etiquetas: Brasil, eleições, CNBB, Política, Igreja no Brasil, Lula, eleições 2022