Nesta quarta-feira, 25 de novembro, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove mais um Red Wednesday, a fim de chamar a atenção para os cristãos perseguidos no mundo, e lança um relatório sobre esta situação.

Esta ação simbólica consiste em iluminar de vermelho igrejas, edifícios públicos e monumentos em todo o mundo, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), para chamar a atenção para a situação dos cristãos perseguidos.  Neste ano, a campanha será promovida, apesar da pandemia de coronavírus.

“A Covid-19 pode ter trazido muitas mudanças, mas os cristãos continuam a ser a comunidade religiosa mais perseguida no mundo. A fim de aumentar a conscientização sobre esse fato doloroso, catedrais, igrejas e edifícios públicos serão iluminados com luz vermelha em muitos países em quatro continentes”, confirmou Thomas Heine-Geldern, presidente executivo da ACN.

De acordo com Heine-Geldern, a iniciativa representa um forte sinal de apoio a todos aqueles que sofrem discriminação, mas não podem falar abertamente sobre isso e esperam que outros levantem suas vozes em seu lugar.

Neste mesmo dia, a Fundação ACN lançará o relatório “Presos em Nome da Fé”, sobre os cristãos que foram presos injustamente. O documento abordará de forma especial quatro países onde a situação dos cristãos é dramática: Eritreia, China, Nigéria e Paquistão.

O lançamento da versão em português será totalmente on-line, no dia 25 de novembro, a partir das 13h30 (horário de Brasília) no site da ACN Brasil.

Uma iniciativa nascida aos pés do Cristo Redentor

Segundo explica a Fundação ACN, a ideia de iluminar de vermelho edifícios emblemáticos teve início com a entidade no Brasil, em 2015, no Cristo Redentor.

Trata-se de “uma forma de criar um sinal marcante e visível para protestar contra a discriminação religiosa, já que a cor vermelha representa o martírio de tantos que vivem sua fé até o extremo da morte”, indica.

Desde então, a ação se estabeleceu em muitos lugares e tornou-se a Red Wednesday. Neste ano, participarão Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Filipinas e tantos outros países.

No Brasil, a iluminação do Cristo Redentor terá ainda outro objetivo, isto é, chamar a atenção para a situação que se vive na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

De acordo com ACN, desde 2017 a região sofre com os ataques do Estado Islâmico na África Central. Estima-se que mais de 2 mil pessoas foram mortas e mais de 500 mil tenham sido deslocadas por conta da violência extrema perpetrada pelo grupo.

Uma das vozes que denuncia todo o sofrimento em Moçambique é o Bispo de Pemba, o brasileiro Dom Luiz Fernando Lisboa.

Por sua vez, a Fundação ACN está ajudando a região com projetos de ajuda emergencial, uma vez que o número de deslocados aumenta a cada dia. São pessoas que fugiram apenas com a roupa do corpo e sofrem fome e desidratação.

Confira também: