Marguerite Barankitse é o nome de uma refugiada do Burundi que vive atualmente em Ruanda, onde chegou fugindo da perseguição no seu país. No encontro ecumênico na Malmö Arena, na Suécia, esta mãe cristã pediu aos presentes para compartilhar sua “loucura” do amor pelos mais vulneráveis, o que gerou alegria ao Papa Francisco.

Barankitse partilhou sua dolorosa experiência, já que Burundi sofreu “muitos massacres desde 1962”.

“Como uma mãe e cristão, decidi rejeitar essa situação e decidi criar em 1993 uma associação ‘Casa de paz’ para receber todas as crianças que sofrem, mas todos me diziam “está louca? O que está fazendo? Não tem dinheiro”.

“Não se esqueçam de que o primeiro louco foi Jesus, na cruz. Lutei durante 22 anos, ninguém entendia. Qual é o seu plano? Amor. E a sua estratégia? Amor. Não quero fazer uma congregação, quero fazer uma nova geração que derrota a violência no país. Essas milhares de crianças cresceram e se tornaram médicos, engenheiros, advogados e alguns deles se tornaram meus colegas, como o diretor executivo da minha organização”.

“É a vitória do amor sobre o ódio”, relatou.

No ano passado, a violência voltou ao Burundi e Marguerite teve que fugir: “Fugi com o meu tesouro, o amor. Criei novamente em Ruanda algo para ajudar esses jovens, que são a nossa riqueza. Por favor, aceitem ser loucos como eu. Aceitam? Aceitem. Aceitem o Senhor, aceitem essas vocações únicas”. As palavras dessa mulher alegraram visivelmente o Pontífice.

Em seu discurso após ouvir o testemunho de Marguerite e outras três pessoas, o Papa Francisco disse à mulher: “Aquilo que tu consideras como uma missão, foi uma semente que produziu frutos abundantes, e hoje, graças a esta semente, milhares de crianças podem estudar, crescer e recuperar a saúde”.

“Obrigado pelo fato de agora, mesmo no exílio, continuares a comunicar uma mensagem de paz. Disseste que, todos os que te conhecem, pensam que aquilo que fazes é uma loucura. Sim, é a loucura do amor a Deus e ao próximo”, acrescentou.

“Quem dera – exortou Francisco – que esta loucura pudesse propagar-se, iluminada pela fé e a confiança na Providência! Segue em frente; e possa aquela voz de esperança que ouviste no início da tua aventura continuar a estimular o teu coração e o coração de muitos jovens”.

Confira também: