A Igreja e o mundo precisa de jovens que “escutem e respondam” o chamado do Senhor e para isso é necessário “propor-lhes sem medo a vida cristã para a santidade”, afirmou o Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández González, por ocasião da Missa de celebração do traslado das relíquias de Santo Atilano, o jovem do século IX que aos 15 anos de idade decidiu seguir sua vocação monástica.

Ao constatar a generosidade dos jovens de hoje, o Prelado disse em sua homilia que a estes “temos que propor aos jovens sem medo a vida cristã para a santidade” constatando que as atuais propostas às “bebedeiras, drogas, sexo sem freio” é um “insulto” pois eles “são capazes de muito mais”.

Neste sentido, Dom Fernández propôs como exemplo “para os jovens de todos os tempos” o santo que desde sua juventude escutou e seguiu o chamado de Deus. É um modelo de “busca de Deus, do sentido da vida, da busca de fazer o bem aos demais”, disse.

“Também hoje há jovens que trabalham e que estudam, que se preparam para o futuro com dignidade e esperança. O futuro é desses jovens honrados e nem tanto dos que nestes dias esgotaram suas energias vitais na farra sem freio”, acrescentou o Prelado durante a festa das relíquias que se celebra a cada 28 de agosto.

Em sua homilia, o Bispo destacou finalmente a necessidade de “famílias que vivam segundo a lei de Deus” e de “pessoas que se dediquem ao bem comum, sem procurar seu próprio interesse”.

Santo Atilano

Santo Atilano nasceu em Tarazona em 850. Aos 15 anos se retirou em um mosteiro beneditino próximo a Tarazona. Sendo sacerdote se retirou ao deserto em Bierzo, em busca de São Froilão, um homem que pregava a Palavra de Deus, vivia retirado, rejeitava os favores e os louvores humanos. Froilão seria bispo de Leão e Atilano bispo de Zamora, escolhidos no mesmo dia, em Pentecostes do ano 900, alcançando ambos a cotas mais altas da santidade cristã. Tinham reunido 300 monges junto com eles. Regeu a diocese de Zamora até em 5 de outubro do ano 919.