“A Igreja não é uma organização social para responder aos problemas da emigração ou da pobreza”, disse o cardeal Robert Sarah em entrevista à EWTN, grupo de comunicação católica ao qual pertence ACI Digital. “A Igreja tem um propósito divino: salvar o mundo”.

“Se Cristo não habita na Igreja, de forma tangível, visível e sacramental, que boa nova temos para oferecer ao mundo? Qual é o significado da evangelização?”, perguntou o prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. “Quando os cristãos esquecem por que são cristãos, a comunidade entra em declínio. Esquecem o Evangelho e perdem de vista o seu propósito".

Segundo o cardeal, os cristãos no Ocidente não devem considerar a liberdade religiosa e a liberdade de culto garantidas.

“As ameaças contra a liberdade religiosa assumem muitas formas. Inúmeros mártires continuam morrendo pela fé em todo o mundo", disse Sarah. “Não é uma ameaça aberta, nem de ódio à fé”, mas “um preconceito implícito contra o cristianismo”.

Na entrevista, que foi ao ar no programa Vaticano da EWTN ontem (27), o cardeal guineense falou do Livro do Êxodo, que narra as dez pragas, a saída dos hebreus e a destruição do Egito, e disse que tudo isso aconteceu "para que o povo de Deus pudesse ter a liberdade de adorá-lo adequadamente".

Ele também falou sobre seu último livro, “Catecismo da Vida Espiritual”, seu sétimo livro publicado que é uma reflexão aprofundada sobre os sete sacramentos da Igreja Católica e sobre como progredir na vida espiritual.

Um dos temas centrais do livro é a importância da missa e da eucaristia, Sarah disse que “devemos nos reunir para a Santa Missa e receber o Senhor na Eucaristia”.

“Não podemos esquecer isto: a Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã”, disse

Sobre as restrições do coronavírus, o cardeal disse que “a democracia liberal requer debate, mas a importância de nossa adoração a Deus nunca pode ser esquecida ou negligenciada no decorrer do debate. A democracia liberal não deve esquecer Deus”.

“Uma vida cristã deve ser construída sobre três pilares: a cruz, a hóstia e a Virgem Maria”, disse Sarah. “Estes são os três pilares sobre os quais uma vida cristã deve ser construída”.

O cardeal disse que ser prefeito da Congregação de Culto Divino da Santa Sé o fez compreender a importância da liturgia como um momento grande e único "para encontrar Deus face a face e ser transformado por ele como filho de Deus e como verdadeiro adorador de Deus".

"A liturgia deve ser bela, deve ser sagrada e deve ser silenciosa", disse Sarah.

Ele também alertou para o perigo de transformar a missa em um “espetáculo” ou uma mera reunião de amigos, desviando o foco da adoração a Deus.

“Exortarei a que a liturgia seja cada vez mais sagrada, mais santa, mais silenciosa, porque Deus é silencioso e nos encontramos com Deus em silêncio, em adoração”, disse ele.

“Creio que a formação do povo de Deus na liturgia é muito importante. Podemos mostrar beleza às pessoas, ser reverentes e guardar silêncio na liturgia, o que se aprofunda no nosso encontro com Cristo”, disse ele.

O cardeal também definiu a adoração eucarística silenciosa como uma oportunidade de encontrar Cristo de uma maneira que pode “mudar realmente nossas vidas”.

O cardeal lamentou que “Deus tenha sido esquecido” na sociedade moderna. “Todos vivemos como se Deus não existisse. A confusão reina em todos os lugares. Muitos reduziriam nossas vidas, o próprio significado de nossas vidas, ao individualismo absoluto e à busca de prazeres fugazes".

Para ele, “os cristãos devem responder voltando aos fundamentos da fé. Precisamos de um retiro do mundo, retirar-nos ao deserto, onde possamos voltar a aprender os fundamentos, o básico: o monoteísmo, a revelação de Jesus Cristo, nós e Deus, sua palavra, nosso pecado, nossa dependência e necessidade de sua misericórdia", disse.

O cardeal Sarah disse que Deus, por meio de sua Igreja e dos sacramentos, “nos guia para um relacionamento cada vez mais profundo com ele. E todos nós precisamos redescobrir o seu dom profundo, que é o seu amor”.

Para Sarah, “a fé na presença real de Cristo na Eucaristia é uma das crenças fundamentais da Igreja, sem a qual perde o sentido de sua existência”.

Mais em

O cardeal Sarah disse que a guerra espiritual é a mesma de sempre, embora muitos bispos e padres tenham parado de lembrar aos católicos sua realidade. "Nossa arma nesta guerra é a palavra de Deus", disse.

“É preciso recorrer a Deus todos os dias, não só para nos consolarmos em meio às adversidades mundanas, mas porque dependemos totalmente dele na luta cósmica. Estamos todos em guerra, quer reconheçamos ou não. É bom que todos tomemos consciência desse fato e nos asseguremos todos os dias de lutar ao lado de Deus”, disse o cardeal

O livro, "Catecismo da vida espiritual", pretende ser uma resposta à "confusão destes dias, fora e também dentro da Igreja", disse.

“Vi a necessidade de representar algumas reflexões sobre nosso progresso espiritual na vida espiritual: o progresso na nossa relação pessoal e íntima com Jesus Cristo”, disse ele.

O cardeal Sarah espera que seu livro responda a "uma profunda necessidade de nosso tempo".

“Cada um de nós deve se esforçar continuamente para se aproximar de Jesus Cristo, para retornar à sua Palavra e à simplicidade da fé em sua autorrevelação. É a simplicidade do deserto, o reconhecimento da nossa dependência de Deus, e o encontro com Ele e com o dom do seu amor e da sua graça, com os quais nos configurou a si mesmo”, concluiu.

Confira também: