O Papa Francisco assegurou que a hipocrisia é uma atitude que "o Senhor não tolera", Jesus "não suporta a hipocrisia", porque "a hipocrisia é a linguagem do diabo".

O Pontífice falou assim na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta terça-feira, 15 de outubro, na qual indicou que "a atitude hipócrita vem do grande mentiroso, o diabo". O diabo "é o grande hipócrita".

Nesse sentido, afirmou que “a linguagem do mal que entra em nosso coração é semeada pelo diabo. Não se pode viver com pessoas hipócritas, mas elas existem. Jesus gosta de desmascarar a hipocrisia. Ele sabe que será precisamente esse comportamento hipócrita que o levará à morte, porque o hipócrita não pensa se usa meios lícitos ou não, vai em frente: calúnia? ‘vamos caluniar’; falso testemunho? ‘busquemos um falso testemunho’".

O Santo Padre lamentou a hipocrisia generalizada. “A linguagem hipócrita, não diria que é normal, mas é comum, é de todos os dias. O aparentar de uma maneira e ser de outra. Na luta pelo poder, por exemplo, as invejas, os ciúmes fazem você parecer uma maneira de ser e, por dentro, tem o veneno para matar, porque a hipocrisia sempre mata, sempre, mais cedo ou mais tarde mata".

Portanto, o Papa Francisco convidou a escapar dessa atitude. Para fazer isso, convidou a fazer o exame de consciência, a se acusar.

"Precisamos aprender a nos acusar: ‘Eu fiz isso, eu penso  assim, maldosamente... sou invejoso, gostaria de destruir aquele...’, o que existe dentro, nosso, e dizer isso diante de Deus”, explicou o Papa.

Em sua opinião, "é um exercício espiritual que não é comum, não é usual, mas procuremos fazê-lo:  acusar a nós mesmos, vermo-nos no pecado, nas hipocrisias, na maldade que existe em nosso coração".

“Porque o diabo – concluiu o Papa, voltando ao seu argumento inicial – semeia a maldade. Portanto, devemos dizer ao Senhor: ‘Mas veja Senhor, como sou!’, e dizer isso com humildade”.

A seguir, a leitura comentada pelo Papa Francisco:

Lc 11,37-41

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa.38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

Confira também: