A gratidão é "um distintivo do cristão", assegurou o Papa Francisco.

Em uma mensagem publicada em seu perfil oficial em português na rede social Twitter, na segunda-feira, 27 de julho, o Pontífice assinalou que “quando alguém nos oferece um serviço, não devemos pensar que tudo nos é devido. A gratidão, o reconhecimento, é antes de tudo um sinal de boas maneiras, mas é também um distintivo do cristão. É um sinal simples, mas genuíno do reino de Deus".

 

Essa mensagem é mais uma daquelas que o Santo Padre está enviando nos últimos dias por meio desta rede social, e por outros canais de divulgação, para dar indicações sobre a vida cristã.

Em 25 de julho, explicou que "o verdadeiro peregrino é capaz de ir no ritmo da pessoa mais lenta", como Jesus fez.

Em uma mensagem de vídeo enviada nesse mesmo dia aos participantes da quarta edição do curso de espiritualidade, organizado na diocese argentina de Comodoro Rivadavia, na Patagônia, convidou "a perceber que eu tenho que servir aos outros, a perceber que eu não sou único no mundo, que tenho que olhar quais são as necessidades que os outros passam, necessidades materiais e espirituais”.

Por ocasião do dia dos avós, em 26 de julho, durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro do Vaticano, o Papa Francisco pediu aos jovens que não descuidem dos seus avós e, em geral, dos idosos, durante pandemia de coronavírus.

Assinalou que muitos idosos, devido às medidas de confinamento, estão sozinhos e em situação quase de abandono.

Por isso, convidou "a fazer um gesto de ternura para com os idosos, sobretudo os mais solitários, nos lares e residências, aqueles que não veem seus entes queridos há tantos meses".

“Queridos jovens, cada um desses idosos é seu avô! Não os deixe sozinhos! Usem a fantasia do amor, façam chamadas telefônicas, vídeo-chamadas, enviem mensagens, os escutem e, sempre que possível, em conformidade com as normas sanitárias, os visitem também. Enviem a eles um abraço”, foram as palavras do Santo Padre naquela ocasião.

Confira também: