Ao receber ontem (30), no Vaticano, os participantes dos capítulos gerais dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência, Francisco disse que a fofoca é um “veneno mortal” que destrói a comunhão humana e deu conselhos para evitá-la.

“Por favor, tenham cuidado. Nunca falem mal uns dos outros. Se você tiver um problema com uma irmã ou irmão, vá e diga na cara deles. E se você não puder dizer na cara deles, engula, mas não vá semear preocupações que prejudicam e destroem”, aconselhou o papa Francisco.

Francisco falou depois que “a fofoca é um veneno mortal. E muitas vezes está na moda nas comunidades. Tenho certeza que isso não acontece entre vocês! Mas eu digo isso para que vocês fiquem atentos. Seria bom se a partir deste capítulo surgisse em cada um de vocês a determinação de nunca fofocar sobre o outro, nunca”.

“Se você tem um problema, diga logo de cara. 'Não, não é possível porque é um pouco neurótico, um pouco neurótica'. Então fale com um superior, que pode remediá-lo, mas não vá semear preocupações que fazem mal”.

A providência e os pobres

O papa Francisco exortou os religiosos, fundados por são João Calábria, a continuarem trabalhando pelos mais pobres, "confiando na providência divina, para serem artesãos de uma 'cultura da providência'" que é um "antídoto para a cultura da indiferença, infelizmente difundida nas sociedades do chamado bem-estar”.

“A espiritualidade cristã da providência não é fatalismo, não significa esperar que caiam do céu as soluções para os problemas e os bens", disse o papa. “Pelo contrário, significa tentar assemelhar-se, no Espírito Santo, ao nosso Pai celestial ao cuidar de suas criaturas, especialmente as mais frágeis, as menores, significa compartilhar com os outros o pouco que temos para que a ninguém falte o que é necessário”.

Confira também: