Dois antigos pastores anglicanos foram ordenados sacerdotes da Igreja Católica logo depois que os anglicanos escoceses votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os ex-pastores Simon Beveridge e Cameron Macdonald foram nomeados diáconos em junho, alguns dias após a Igreja Episcopal Escocesa ter votado esmagadoramente para permitir que os casais do mesmo sexo se casassem em sua igreja.

Ambos, segundo indica ‘The Sunday Herald’, se uniram ao Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, na Inglaterra e no País de Gales, criado em 2011 pelo Papa Bento XVI, para oferecer um lar aos antigos membros insatisfeitos do clero episcopaliano e anglicano.

O pastor Beveridge foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro em Whithorn pelo Bispo de Galloway, Dom William Nolan; enquanto o pastor Macdonald foi ordenado no sábado, 16 de dezembro, por Dom Leo Cushley, Arcebispo de St. Columba’s e Edimburgo.

Cameron Macdonald ajudará o Pe. Len Black, o sacerdote mais antigo do Ordinariato na Escócia, enquanto o Pe. Beveridge será responsável por construir uma presença do Ordinariato em Galloway, uma das cinco comunidades na Escócia.

O diretor do Ordinariato no Reino Unido é Dom Keith Newton, ex-bispo da Igreja da Inglaterra, casado e, portanto, não pode ser Bispo na Igreja Católica.

Embora tenha a mesma autoridade que um bispo, não pode ordenar homens para o sacerdócio e convida outros bispos a fazê-lo em seu nome.

Dom Newton disse estar “encantado com acolhida que Dom Nolan e o Arcebispo Cushley mostraram ao Ordinariato”.

“Sua disposição para ordenar esses homens em meu nome para servir a Igreja Católica no Ordinariato, assim como a sua compreensão da nossa situação única e das suas palavras de encorajamento foram muito apreciadas e espero ansiosamente estar com eles nessas ordenações”, destacou.

Por sua parte, Pe. Black sustentou que este é um momento emocionante para o Ordinariato na Escócia.

“O fato de que esses dois novos sacerdotes trabalhem comigo nos permitirá oferecer mais oportunidades para que as pessoas vivam as nossas tradições litúrgicas únicas”, concluiu.

Confira também: