"A virtude da caridade e o amor imerso nos sistemas sociais sempre geram um humanismo com valores, e um horizonte de esperança", assegurou o Bispo de Posadas (Argentina), Dom Juan Rubén Martínez, em sua reflexão semanal.

O Prelado explicou que "a caridade, o amor bem entendido, é o fundamento do clamor legítimo de nosso tempo de nos comprometer com a inclusão de tantos irmãos que por diversas razões estão excluídos".

A caridade, disse, permite "uma compreensão integral de todos os direitos humanos, também dos nascituros que em geral são gravemente esquecidos pelos abortistas; da mesma dignidade humana ausente nos produtores de programações mediáticas que lesam e prejudicam nossos adolescentes e jovens, assim como tantas propostas noturnas marcadas com a convivência do álcool e da droga".

O Bispo de Posadas assegurou que a Missa "não é só um ato devocional ou só um preceito que se deve cumprir, mas culmina, plenifica e alimenta o chamado que todos os cristãos têm de viver a virtude da caridade. A missa é o amor doado de Jesus Cristo, o Senhor, na Páscoa. Por isso nós junto ao pão e ao vinho, na oferenda, oferecemos nossa própria vida. Esse amor implica amar a Deus e ao irmão".

"No contexto de nosso tempo a palavra amor a utilizam muitos, mas a maioria das vezes se esvazia o seu sentido, e o que é chamado amor é só uma expressão de sentimentos passageiros e mera posse de algo ou alguém".

O Papa, recordou o Bispo, "em sua encíclica ‘Deus caritas est’ (Deus é amor), assinala a necessidade de realizar um caminho ou itinerário de amor. Isto é um serviço indispensável para este início do século XXI onde o individualismo e a fragmentação fundamentalmente mercantilista, desumanizam e escurecem nossa cultura e sociedade".

Por último, Dom Martínez agradeceu "a solidariedade espontânea de nossa gente que ainda com limitações materiais e situações de dor, têm um prato de comida para o que necessita. Ou tantos que têm disponibilidade econômica e ante pedidos claros sabem responder com grande generosidade".

"A solidariedade não é muitas vezes noticia, mas o amor solidário e a caridade fazem consistente uma cultura e sociedade", concluiu.