O Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez fez uma recopilação, baseada na vida dos santos e mestres da vida espiritual, de seis práticas que podem nos ajudar a alcançar a santidade.

Em uma carta pastoral intitulada “Fomos criados para grandes coisas”, o Prelado indicou que, para ser semelhantes a Cristo, “é necessário um plano de vida” e ter “um propósito”.

“Nossas vidas devem ser conduzidas por um alegre desejo de trabalhar com a graça de Deus para ser mais parecidos a Cristo a cada dia, a cada ano”, assinalou.

Para alcançar esse objetivo, Dom Gomez recomendou trabalhar os “bons hábitos” e apresentou estas seis práticas recomendadas pelos santos e mestres da vida espiritual. Assegurou: “Deram frutos na minha própria vida espiritual”.

1. Ser conscientes da presença de Deus

O Prelado indicou que é necessário se comunicar com Deus através de uma oração simples no começo e no final do dia. De manhã, oferece-se o dia ao Senhor e à tarde reflete-se sobre o que foi realizado durante o dia.

“Ao longo do dia, tentem ser conscientes do ‘sacramento do momento presente’. O nosso objetivo é ter a certeza de que vivemos sob o olhar amoroso de Deus e que com a sua graça é possível fazer tudo por amor a Ele”, assinalou.

2. Organizar um tempo para rezar todos os dias

Dom Gomez recomendou que ao longo do dia é bom parar durante os trabalhos diários para rezar. Explicou que o propósito da oração é levar o homem à presença do Deus vivo em uma atitude de humildade, amor e louvor.

O Prelado aconselhou conversar com Deus de maneira honesta e simples. “Conte para o teu Pai o que te deixa ansioso, o que você quer fazer por Ele. Fale sobre as áreas da vida que você quer melhorar. Diga que o ama e quer amá-lo mais. Diga que quer fazer a sua vontade, como Maria, nossa mãe”.

Também assinalou que “a única oração que precisamos” é repetir o nome de Jesus durante o dia. “É uma oração bonita e poderosa”.

3. Ler uma passagem evangélica todos os dias

Outra prática que Dom Gomez propõe é rezar a lectio divina. Trata-se de ler uma passagem dos Evangelhos e meditá-la na oração perguntando: “O que Deus me diz nesta passagem? O que está me pedindo para fazer?”.

O Prelado assegurou que só se pode conhecer Jesus através dos seus ensinamentos e da sua vida que estão refletidos no Evangelho.

“Quanto mais rezemos com os Evangelhos, teremos mais a ‘mente de Cristo’. Seus pensamentos e sentimentos, vendo a realidade através dos seus olhos”, afirmou.

4. Participar da Eucaristia com frequência

O Arcebispo de Los Angeles recomendou buscar todas as oportunidades para se encontrar com Cristo e adorá-lo na Missa e no Santíssimo Sacramento.

Segundo Dom Gomez, o ideal é frequentar a Eucaristia durante os dias da semana, além do domingo. Recordou que, quando ele começou a ir à Missa diária, tornou-se mais consciente da presença de Deus. A sua relação pessoal com Ele foi crescendo cada vez mais e se tornou uma amizade profunda.

5. Fazer um exame de consciência diário e confessar-se com frequência

O Prelado afirmou que a confissão frequente oferece “uma sensação de libertação e paz” na alma quando os pecados são perdoados.

Mais em

Dom Gomez comentou que ao longo do seu ministério pastoral, surpreendeu-se de como “a graça de Deus age na vida das pessoas” através desse sacramento.

“Participar do sacramento que cura de Cristo é uma graça. Poder pronunciar a sua palavra de perdão, para perdoar os pecados em seu nome. Não há maior privilégio que possa imaginar, nem algo mais bonito na terra”, sublinhou.

6. Realizar obras espirituais e materiais de misericórdia

“O amor é a forma de imitar Cristo. Precisamos amar os outros como Jesus os ama, começando pelas pessoas mais próximas. Começar pelas nossas famílias e depois com os outros”, sublinhou o Arcebispo de Los Angeles.

Deste modo, recomendou servir a Deus através dos pobres, abandonados e vulneráveis.

Confira também: