Para continuar vivendo a fé durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus, especialmente durante a Semana Santa, a Conferência Episcopal Dominicana deu aos fiéis cinco recomendações para rezar em família.

A Igreja Católica apoia as medidas de saúde, razão pela qual em muitos países as atividades paroquiais e litúrgicas que requerem a presença física foram temporariamente suspensas.

No entanto, a Igreja continua alimentando a fé dos fiéis por meio de atividades pastorais de evangelização através dos meios digitais.

Estas são as cinco recomendações para rezar em família.

  1. Reservar um espaço para rezar, que pode ser uma “mesa em forma de altar” na qual se possam “colocar uma luz que recorde o Espírito Santo, uma imagem de Nossa Senhora, uma bíblia, uma cruz”.
  2. Refletir sobre o Evangelho, meditando diariamente com a leitura da Bíblia, “sobre o que Deus quer falar com você e com a sua família no contexto em que estamos vivendo”.
  3. Rezar o Santo Terço “pela realidade atual do nosso país e do mundo”, e recordar sobretudo “os que mais sofrem”, bem como “as intenções particulares da família”.
  4. Fazer uma escola de fé com seus filhos. Para isso, aconselha a leitura e o estudo do Catecismo da Igreja Católica. “Os pais podem ensinar a doutrina católica em casa para que seus filhos conheçam os aspectos importantes da fé”, assinalou.
  5. Coordenar a nova agenda, ou seja, consultar "as iniciativas virtuais que várias paróquias e movimentos apostólicos compartilham em suas plataformas digitais", e depois agendar "as Missas, retiros e palestras” como parte das atividades do lar “para participar em família”.

Confira também: