O Padre Pio de Pietrelcina, um santo que sobreviveu à gripe espanhola, uma pandemia devastadora no início do século XX, deixou alguns princípios inspiradores para levar uma vida virtuosa e que podem ajudar a enfrentar a atual crise por coronavírus.  

Esses 5 princípios, compilados por National Catholic Register, provêm de trechos de uma carta enviada pelo Padre Pio em 1917 a uma de suas filhas espirituais, Antonietta Vona, e que podem ser resumidos com o ditado que ele sempre repetia: “Reze, espere e não se preocupe".

Como introdução à revelação dos princípios, Padre Pio pede a Antonietta (Cartas III, p. 833): "Não tenhas medo de nenhum dano futuro que possa te acontecer neste mundo, porque talvez não aconteça contigo em absoluto, mas, em todo caso, se vier para ti, Deus te daria a força para suportá-lo. Se Deus te permite caminhar sobre as águas tormentosas da adversidade, não duvides... não tenhas medo. Deus está contigo. Tem coragem e ficará mais fácil”. 

Em seguida, São Pio compartilha os 5 princípios: 1.- “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8, 28)”; 2.- "Deus é nosso pai"; 3.- "Quando vos mandei sem bolsa, sem mochila e sem calçado, faltou-vos porventura alguma coisa?" (Lucas 22, 35); 4.- "Eternidade" e 5.- " "Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gálatas 6,14).

Register explica que esses princípios são bons para qualquer ocasião, mas também é possível ver o seu valor quando se vive uma situação de pandemia. Por exemplo, o artigo assinala que ao afirmar a verdade de que “Deus é nosso Pai” traz o consolo de estar “sob o cuidado de sua amorosa providência e proteção, e que, inclusive, se passamos por situações difíceis, Ele está conosco”.

Confira também: