O Santuário de Fátima anunciou na manhã desta quarta-feira, 05, que a Peregrinação Internacional Aniversária de Maio poderá ser celebrada com a presença de peregrinos, mas as celebrações estarão limitadas a 7,5 mil pessoas. Em 2020 o evento ocorreu sem fiéis devido às medidas de combate à pandemia de covid-19.

“Em articulação com as autoridades de saúde, como sempre fez, o Santuário garantirá uma vez mais o acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos”, informa o santuário português.

Os espaços ao longo do Recinto estarão assinalados por círculos e em cada um deles só poderão permanecer peregrinos que pertençam ao mesmo grupo.

“Durante as celebrações e para evitar movimentação dos peregrinos no Recinto que comprometam a manutenção do distanciamento físico, as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas. Na Capelinha apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. A comunhão será igualmente distribuída no lugar, sendo o Ministro a deslocar-se até cada um dos peregrinos”, informou.

A Peregrinação Internacional Aniversária assinala a primeira Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos e este ano terá como tema “Louvai o Senhor, que levanta os Fracos”. o cardeal português José Tolentino Mendonça, Bibliotecário da Santa Sé, será o celebrante.

Todas as celebrações poderão ser acompanhadas através do site www.fatima.pt, no canal Youtube do Santuário e na sua página da rede social Facebook.

As celebrações começam no dia 12, como a Oração do Rosário às 21h30, segue-se a Procissão das Velas e depois uma Celebração da Palavra. No dia 13, o Rosário será recitado às 9h00, seguido pela Santa Missa às 10h00. Este maio, o Santuário assinalará ainda, os 75 anos da Coroação da Imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições.

Rosário pelo fim da pandemia no 13 de maio

O Santuário de Fátima também participa da “maratona” de oração pelo fim da pandemia que o Papa Francisco lançou convocou para o mês de maio.

“Na Cova da Iria, o Rosário vai ser recitado às 17h00 do dia 13 de maio, na Capelinha das Aparições, pelo cardeal dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, momento que terá transmissão em direto para todo o mundo, através dos media do Vaticano, e nas redes sociais do Santuário de Fátima: Youtube e Facebook”.

A celebração da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima no Santuário a Ela dedicado no 13 de maio de 2020, contou apenas com algumas dezenas de pessoas devido às normas das autoridades de saúde de Portugal para conter o avanço do novo coronavírus.

Foi a primeira vez que o Santuário esteve praticamente vazio nesta data, o que motivou o Bispo de Leiria-Fátima a refletir que naquela ocasião, foi Nossa Senhora de Fátima que "saiu" e "peregrinou espiritualmente" até os fiéis unidos através da oração e dos meios de comunicação ao Santuário português.

Para o Santuário, “apesar de ser melhor” a atual situação da pandemia em Portugal “ainda não oferece garantias para Fátima acolher sem reservas e precauções todos os peregrinos que habitualmente se deslocam à Cova da Iria nesta data”.

Desde o início da pandemia em 2019, Portugal registrou 16,9 mil mortes e 837 mil casos de infeção pelo novo coronavírus.

Confira: