Madre Angélica faleceu no dia 27 de março de 2016, Domingo da Ressurreição, às 5h. Tinha 92 anos e morreu de causas naturais.

Enquanto recordamos esta maravilhosa mulher, louvemos também ao Senhor pelo que Ele conquistou através dela, uma alma incrível de Deus, que ajudou a levar muitos a Jesus.

Embora tenha sido uma figura pública, há várias coisas de sua vida que não são muito conhecidas. A seguir, uma lista de dez coisas que provavelmente não sabia sobre esta surpreendente mulher:

1. O nome que recebeu ao nascer foi Rita Antoinette Rizzo

Nasceu em 20 de abril de 1923, em Canton, Ohio, e era filha única.

2. Seu nome completo como religiosa era Maria Angélica da Anunciação

“Madre Angélica” é apenas uma versão resumida.

3. Ficou curada milagrosamente quando tinha 20 anos

Quando tinha 16 anos, começou a sofrer de uma terrível dor de estômago. Quando chegou aos 18, a doença tinha piorado o suficiente para pedir auxílio médico. Os raios X mostraram que tinha um problema não só no estômago, mas também no intestino. Os médicos tentaram vários tratamentos, mas nada pode vencer a dor.

Em janeiro de 1943, rezou uma novena pedindo que a doença acabasse. No dia 17, quando despertou, a dor tinha desaparecido completamente. Ela considerou um milagre e isso aprofundou sua relação com Deus.

4. Ingressou em seu mosteiro em segredo

Sua mãe se opunha à ideia de que fosse religiosa, mas ela sentia o chamado de Deus tão intensamente que, apesar de tudo, decidiu ingressar no mosteiro. Para evitar a resistência de sua mãe, um dia saiu de casa em segredo e foi direto para o mosteiro, deixando apenas um bilhetes para sua mãe. Em um trecho dizia o seguinte:

“Quando receber esta carta, estarei em Cleveland. Ingressei no Mosteiro da Adoração... Algo aconteceu depois da cura. Não sei o que foi, mas me apaixonei completamente por Nosso Senhor. Viver no mundo os últimos 19 meses foi muito difícil. Eu te amo muito e não me esqueci de tudo o que fez por mim. Por favor, confie Nele. Peço que me abençoe para que possa chegar às alturas que desejo. Eu te amo muitíssimo”.

5. Quase ficou paralítica em um acidente quando tinha pouco mais de 30 anos

Depois de fazer seus votos solenes, um dia estava limpando o piso com uma enceradeira elétrica. Escorregou no chão ensaboado e bateu muito forte contra uma parede. O acidente afetou seriamente suas costas.

Nos meses seguintes, sua condição piorou e a dor se tornou insuportável. Em certo momento, tiveram que engessá-la e, finalmente, os médicos decidiram operá-la para solucionar o problema.

Na noite antes da cirurgia, preocupada pelo fato de que poderia ficar paralítica ou até mesmo morrer, rezou assim: “Deus, não me trouxe tão longe para me deixar sem as costas para a vida. Senhor Jesus, se me permitir caminhar novamente, construirei um mosteiro em tua glória. E o farei no sul!”.

E a cirurgia deu certo. Quatro meses depois, saiu caminhando do hospital.

6. Fundou um novo mosteiro em Alabama com dinheiro obtido da venda anzóis feitos a mão

Seguindo sua promessa, dedicou-se a estabelecer o que seria o mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, em Irondale, Alabama. E arrecadou o dinheiro necessário de um modo único: ela e outras religiosas fizeram e venderam anzóis para pesca.

Mais em

7. Tinha 58 anos quando fundou EWTN

Começou a gravar sua série sobre o ensinamento católico em meados dos anos 1970 para uma estação afiliada a CBS, mas deixou de fazê-lo depois que o canal transmitiu um filme impróprio.

Isso não fez com que abandonasse seus programas televisivos: simplesmente dedicou-se a começar seu próprio canal de televisão. Para isso, transformou a garagem do mosteiro em um estúdio de TV e lançou oficialmente a Eternal Word Television Network (EWTN) como um canal a cabo, em 15 de agosto de 1981, apenas alguns meses depois de ter completado 58 anos.

8. Teve visões místicas do Menino Jesus regularmente

Em 1995, quando realizou uma viagem de missões a Colômbia, teve um encontro com o Menino Jesus. Ela relata que uma imagem de tamanho natural do Menino Jesus de Praga ganhou vida, sorriu para  ela e pediu que construísse uma igreja.

Foi o que Madre Angélica fez: o Santuário do Santíssimo Sacramento, em Hanceville, Alabama.

Aparentemente, o Menino Jesus seguiu aparecendo a ela regularmente, inclusive na entrada de seu mosteiro.

9. Recebeu o maior prêmio pontifício que se outorga a leigos e religiosos

Em 4 de outubro de 2009, o Papa Bento XVI lhe conferiu o prêmio Pro Ecclesia et Pontifice, que começou a ser entregue pelo Papa Leão XIII, em 1888, e é o mais importante que se pode dar a leigos e religiosos.

10. Até sua morte, participou da Adoração Eucarística várias horas por dia

Sem importar seu grande êxito mundial, Madre Angélica seguiu comprometida com seus votos como religiosa e com sua fé em Jesus Cristo.

Teve que deixar de gravar seus programar em 2001, aos 78 anos, devido a alguns problemas de saúde. Entretanto, manteve suas devoções espirituais enquanto pôde, incluindo a Adoração Eucarística várias horas por dia no Santuário que fundou.

Confira também: