O Instituto de Política Familiar (IPF) pediu nesta quarta-feira ao Governo que antes da elaboração de qualquer lei de extensão do divórcio, crie-se urgentemente uma mesa de diálogo com associações familiares e especialistas para abordar as causas e soluções da ruptura familiar na Espanha.

O presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, apontou a necessidade de uma reflexão profunda e sem demagogias ideológicas da situação da ruptura familiar na Espanha (uma ruptura a cada 4 minutos), e da análise das causas pelas quais se está produzindo esta explosão de rupturas, de maneira que as soluções vão encaminhadas a reduzir a ruptura familiar e não a incrementá-la.

Segundo o Instituto, o Governo não deve tomar decisões unilaterais sem contar com as associações familiares e especialistas. Se levar a Conselho de ministros a lei de agilização do divórcio sem o consenso prévio com estes coletivos seria esmagar o diálogo com as famílias, seria como presumir de tolerância e impor as coisas unilateralmente.

Segundo Hertfelder, pareceria que não há vontade política de contar com os diversos agentes sociais posto que já passaram seis meses de governo e ainda não iniciaram nem a mínima ronda de prévia de contatos institucionais com as principais associações.