A Corte de Constitucionalidade (DC) ratificou a sentença a 20 anos de cárcere para os responsáveis pela morte do Bispo Auxiliar da Guatemala, Dom Juan Gerardi, assassinado em 26 de abril de 1998.

A DC notificou a denegatória de um amparo apresentado pela defesa dos militares Byron Lima Oliva e Byron Disrael Lima Estrada, assinalados como co-autoria da “execução extrajudicial” do Bispo, cargo pelo qual também foi condenado o sacerdote Mario Orantes.

A magistrada Gladys Chacón, declarou à imprensa que a resolução foi emitida de maneira unânime.

Os condenados pretendiam que a DC deixasse sem efeito a resolução da Corte Suprema de Justiça que ratificou o falho da Segunda Sala de Apelações.

Dom Gerardi foi assassinado em sua casa. deteve-se os militares Lima Estrada e Lima Oliva (pai e filho) e José Obdulio Villanueva, quem morreu em 11 de fevereiro de 2003 durante um motim no Preventivo da zona 18.

Também foram detidos a empregada doméstica Margarida López e o sacerdote Mario Orantes.

Em 8 de junho de 2001, o Terceiro Tribunal de Sentença condenou a 30 anos da prisão por execução extrajudicial aos Lima e a Villanueva. A Orantes impuseram 20 anos por cumplicidade e se absolveu a López. Quatro anos depois, a Sala reduziu dez anos de cárcere a Lima Oliva e a Lima Estrada.