O Arcebispo da Cracóvia, Cardeal Stanislao Dziwisz, celebrou uma Missa nas Grutas Vaticanas, onde se encontra a tumba do Servo de Deus João Paulo II, ao comemorar-se hoje o segundo aniversário de seu falecimento.

"Voltou para a Casa do Pai mas continua presente na vida da Igreja. A primeira testemunha disto é o Papa Bento XVI. João Paulo II deixou à Igreja universal encíclicas, numerosas exortações e homilias mas também o legado de como sua vida foi um testemunho do dom de santidade que desafia à Igreja inteira e a confia a cada um de nós hoje para seguir seu mesmo caminho", disse o Cardeal, ante os participantes na Missa entre os que se encontrava uma delegação de fiéis poloneses.

"Há dois anos morria João Paulo II. Uma partida para a Casa do Pai que pôde ser vista pelos olhos de todos, acompanhada de um grande afeto e dor mas também da oração, de solidariedade e do reconhecimento ao Santo Padre moribundo", indicou o Cardeal, quem durante 40 anos fora secretário pessoal do Papa Wojtyla.

"Cotidianamente vemos como sua mensagem permanece atual. Ele foi o Papa da vida, da concepção até a morte natural. Ninguém como ele lutou por isso e pela dignidade de cada homem e mulher e do gênero humano".

Hoje em Roma as celebrações continuarão com a Missa vespertina que o Papa Bento XVI oficiará pelo Papa peregrino.