O Departamento de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta terça-feira, que o máximo líder religioso muçulmano do Egito aceitou o convite, estendido pelo Cardeal Paul Poupard, para visitar Roma e sustentar um encontro com o Papa Bento XVI.

O Cardeal Poupard, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e Presidente da Comissão para as Relações religiosas com os Muçulmanos, foi recebido nesta terça-feira no Cairo pelo xeique Mohamed Sayyed Tantawi, Grande Imán de Al-Azhar al-Sharif.

Conforme explicou a nota, "acolhido em um clima de grande cordialidade, o Cardeal Poupard transmitiu ao xeique Tantawi a saudação de Bento XVI e o convite do Papa para encontrá-lo em Roma, convite que foi aceito com satisfação".

"O encontro –prossegue o relatório– permitiu valorizar o trabalho do Comitê misto para o Diálogo, estabelecido entre o Comitê permanente de Al-Azhar para o Diálogo com as Religiões monoteístas e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, que se reúne a cada ano, alternativamente no Cairo e em Roma, em 24 de fevereiro, em memória da visita do Papa João Paulo II a Al-Azhar, em 24 de fevereiro de 2000".

"Do mesmo modo, abordaram-se os diversos aspectos das relações entre cristãos e muçulmanos", conclui a nota.