Em um telegrama de pêsames, enviado através do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, o Papa Bento XVI deplorou profundamente a violência que mancha o futebol, e que recentemente causou na Itália a morte do inspetor de polícia Filippo Raciti no final da partida Catania-Palermo.

No telegrama, o Papa, “informado do trágico assassinato do inspetor chefe Filippo Raciti”, expressa "sua proximidade espiritual a consorte e os filhos da vítima, assim como aos feridos e à polícia de estado que se empenha, com outras forças da ordem, para manter a segurança dos cidadãos”.

O Santo Padre, prossegue o texto, "enquanto reafirma sua firme condenação por todo gesto de violência que manche o mundo do futebol, exorta a seus protagonistas a promoverem com maior determinação um espírito de legalidade, favorecendo a lealdade, a solidariedade e a competição sã”.

Finalmente, “Sua Santidade eleva, com esses desejos, fervorosas orações de sufrágio pelo fiel servidor do Estado ao mesmo tempo em que invoca o consolo celestial para seus familiares, seus colegas e todos os afetados por um luto tão dramático, envia a consoladora bênção apostólica, que faz extensiva aos presentes no rito fúnebre”.