Durante a catequese desta quarta-feira, coincidente com o início da Jornada de oração pela unidade dos cristãos, o Papa Bento XVI animou aos católicos a não desanimar-se no longo caminho para a unidade na fé, porque contam com Cristo.

O Pontífice recordou que a unidade “é um dom de Deus e fruto da ação de seu Espírito. Por isso, é importante rezar. Quanto mais nos aproximamos de Cristo, nos convertendo a seu amor, mais nos aproximamos também os uns dos outros”.

Bento XVI recordou que o tema deste ano para a Jornada são as palavras do Evangelho de São Marcos: “Faz ouvir os surdos e falar os mudos", e explicou que essa frase,  "destacando dois aspectos da missão de toda comunidade cristã –o anúncio do Evangelho e o testemunho da caridade–, sublinha também quão importante é traduzir a mensagem de Cristo em iniciativas concretas de solidariedade. Favorece-se assim o caminho da unidade, porque se pode dizer que a contribuição, embora muito pequena, que ofereçam os cristãos para aliviar o sofrimento do próximo, contribui também a fazer sua comunhão mais visível”.

“O caminho da unidade dos cristãos é certamente longo e não fácil”; recordou o Santo Padre; “mas não devemos nos desanimar senão seguir percorrendo-o, contando com a ajuda de Cristo”.