O Cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Saúde da Santa Sé expressou sua "enorme satisfação" pelo descobrimento da presença de células tronco no líquido amniótico, que faz desnecessário o uso de embriões humanos.
"É um descobrimento que nos suscita alegria e satisfação. Felicito aos investigadores, porque se trata de um passo para frente, um verdadeiro progresso porque não danifica nenhum órgão e não discrimina a vida", disse o Cardeal Lozano em uma entrevista com o jornal italiano "La Stampa".
"É o sinal que a Igreja estava esperando", disse o Presidente do Pontifício Conselho para a Saúde. "O problema ético não era a utilização de células estaminais adultas senão as embrionárias, já que para isso se matam embriões", explicou.
"A Igreja não é obscurantista e sempre esteve disposta a aceitar os progressos científicos, mas com a condição de que não se manipule a fonte da vida", concluiu o Cardeal, ao explicar que a tarefa da Igreja é advertir tanto aos cientistas como aos técnicos mais avançados que não estão sozinhos e que "em algum momento se deve dar conta ante o Criador".