Antes de recitar ao meio-dia a oração do Ângelus Dominical, o Papa Bento XVI se referiu a sua recente viagem à Turquia, ao que qualificou de "inesquecível experiência espiritual e pastoral" e expressou seu desejo de que dele "possam brotar frutos de bem para uma cooperação sempre mais sincera entre todos os discípulos de Cristo e para um diálogo proveitoso com os fiéis muçulmanos".

Diante de milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre expressou ter-se sentido durante sua estada na Turquia "acompanhado e sustentado pela oração de toda a comunidade cristã" e anunciou que na próxima quarta-feira, durante a audiência geral, falará "mais extensamente" de sua viagem que concluiu na sexta-feira passada.

O Pontífice voltou a agradecer "a todos os que organizaram a viagem e contribuíram de várias formas para seu desenvolvimento pacífico e frutífero".

"Tenho um pensamento especial para as autoridades da Turquia e para o amigo povo turco, que me reservou uma acolhida digna de seu tradicional espírito de hospitalidade", continuou o Pontífice.

Bento XVI recordou afetuosamente à "querida comunidade católica que vive em terra turca" com a que se encontrou e celebrou a Santa Missa, e que vive em "não fáceis" condições. "É realmente uma pequena grei, variada, rica em entusiasmo e fé que, poderíamos dizer, vive constantemente de maneira forte a experiência do Advento sustentado na esperança", apontou.