O Pe. Wang Renlei foi ordenado hoje "bispo em funções" de Xuzhou sem a aprovação da Santa Sé, conforme informaram fontes dessa diocese da província oriental de Jiangsu.

Segundo o Vice-presidente da cismática Igreja Patriótica Católica Chinesa, Liu Bainian. O novo prelado realizará as funções do atual bispo, Qian Yurong, de 90 anos e que seguirá sendo o encarregado oficial da diocese até o momento de seu falecimento.

Em declarações à agência EFE, Liu Bainian disse que o idoso prelado "quase não pode se movimentar. É necessário que alguém realize seu trabalho diário e por isso escolhemos como 'assistente' o pai Wang Renlei depois de uma consideração muito prudente".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A ordenação de Wang "não deveria prejudicar as relações entre a China e o Vaticano", acrescentou e defendeu esta nomeação, que em sua opinião "seguiu os processos adequados e conta com o apoio total da diocese".

Este é o terceiro bispo que o Governo chinês nomeia neste ano sem a aprovação da Santa Sé. Em abril passado, Pequim aprovou a ordenação do Joseph Ma Yinglin como bispo de Yunnan (sul) e em maio a de Liu Xinhong como bispo de Anhui (leste), decisões ambas consideradas "ilegais" pelo Vaticano.