O Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), realizou sua primeira visita ao Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida que acolherá em maio de 2007 os participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.
O Cardeal esteve acompanhado pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; o Secretário Geral do Celam, Dom Andrés Stanovnik, e os sacerdotes Sydney Fones e David Gutiérrez.
O percurso por este santuário Mariano, escolhido como sede da Conferência pelo Papa Bento XVI, começou pela nave onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ali os assistentes veneraram a imagem da Virgem e oraram pelos trabalhos do próximo ano.
O percurso também incluiu uma visita às áreas destinadas à V Conferência e o templo, onde possivelmente, serão realizadas muitas das celebrações litúrgicas dos 18 dias de Conferência Geral.
Este santuário está dedicado à devoção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, imagem encontrada na rede de três pescadores em 1717. O santuário está localizado a 168 km. de São Paulo e recebe cerca de sete milhões de peregrinos por ano.