Mais de dois milhões de pessoas acompanharam em Belém do Pará, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, tradição que acontece há 214 anos no Brasil.

O Bispo de Abatetuba e Presidente regional da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Dom Flávio Gionenalle, celebrou uma missa com a presença do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, quem disse estar impressionado com o Círio de Nazaré. Dom Cláudio caminhou entre os romeiros e pagadores de promessas, afirmando "nunca ter visto nada igual".

O Círio de Nazaré, que acontece tradionalmente no segundo domingo de outubro, foi festejado com dois mil balões, duas toneladas de papel picado e centenas de pétalas de rosas lançadas durante a passagem Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense.

Os "promesseiros", como são chamadas as pessoas que participam do cortejo, levaram quase sete horas para percorrer os 4,5 km que separam a Catedral de Belém do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré agarrados à corda que precede a berlinda onde a imagem é transportada.

No sábado passado, as comemorações do Círio começaram com uma romaria fluvial que reúne, todos os anos, embarcações de diversos tipos e tamanhos.