Em declarações à imprensa, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, criticou o uso de balas de borracha contra os imigrantes nas fronteiras e apoiou a necessidade de uma reforma migratória que vele pela dignidade das pessoas.

“Todos os Estados têm direito de cuidar de suas fronteiras e  ordenar sua migração, mas sem violar os direitos humanos nem sacrificar a dignidade das pessoas”, declarou ao Cardeal no final da Missa dominical.

Ao mesmo tempo, o último editorial do semanário “Da Fé” –porta-voz da Arquidiocese do México- advoga por uma reforma migratória que seja "justa e sensível", ao tempo que manifesta seu "firme repúdio ao uso da violência contra os conterrâneos" mexicanos.

A publicação qualificou a autorização do uso de armas não letais contra migrantes ilegais como medida desumana que põe em perigo a vida de muitas pessoas.

O semanário assinalou que antes de continuarem  atropelando os direitos humanos é necessário fazer uma minuciosa avaliação desse plano e levar a cabo consulta sobre o uso de armas não letais na fronteira com o Tucson, San Diego e El Passo.