Hoje mais do que nunca vale a pena que os religiosos estejam na escola, afirmou o salesiano espanhol Manuel de Castro, Secretário Geral de Federação Espanhola de Religiosos de Ensino (FERE-CECA) que agrupa a umas duas mil escolas com um milhão 450 mil alunos.

No artigo intitulado “A escola católica, uma presença de Igreja imprescindível”, que aparece no número de setembro da revista Missão Jovem dos salesianos espanhóis, Castro indica que “hoje mais do que nunca vale a pena estar na escola” mas adverte que só na medida em que esta presença, “seja evangelicamente significativa”.

No artigo, o autor percorre a situação que está atravessando a escola católica no momento atual que, embora tem uma ampla demanda por parte dos pais, não sempre é escolhida por seu projeto educativo cristão.

Além disso analisa alguns desafios para a evangelização como as mudanças sociais e no mundo dos jovens, a secularização e a irrelevância, para muitos, da fé, a imigração e a instabilidade do marco legal educativo.

Da convicção do valor evangelizador da escola católica”, Manuel de Castro assinala algumas linhas de mudança para estes centros, como prestar uma maior atenção à diversidade, responder às novas formas de pobreza da infância e a juventude como a indiferença religiosa, fracasso escolar, desestruturação da família; e adaptar-se para educar em tempos de descrença, que é “o desafioo mais determinante com o que deve enfrentá-la escola católica”.

Para isso, recorda o salesiano, é preciso que ser conscientes de que a escola se tornou em terra de missão, de anúncio, de proposta e ponta de lança da missão evangelizadora da Igreja” e continua sendo uma boa plataforma para “evangelizar a cultura e inculturar a fé”.