O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, chamou os pais de família a "não baixar a guarda" e exigir a retirada dos livros de Biologia para primeiro ano de segundo grau, por incentivar entre seus conteúdos a permissividade sexual nos adolescentes.

Em sua coluna do Semanário, órgão informativo da arquidiocese, o Cardeal denunciou que, aproveitando as festas pátrias e "as desordens políticas do momento", a Secretaria de Educação Pública distribuiu os livros nos colégios e estes "já estão fazendo mal" aos menores, incitando-os à permissividade e confundindo-os "quanto aos valores do sexo, do matrimônio, etc".

O Cardeal disse que o Estado usa a laicidade como desculpa para justificar "este atropelo". Entretanto, advertiu que "um Estado laico não pode prescindir dos valores morais nem atropelar os direitos naturais".

Recordou que um Estado laico é o que não promove nenhuma religião, entretanto, "bem faria (...) em respeitar os sentimentos e valores morais de um povo em sua maioria católico como é o do México". Acrescentou que passar por cima do direito dos pais de educar seus filhos "não é assunto religioso, é um assunto de lei natural".

Por outro lado, o Cardeal Sandoval disse que tal atropelo se deve a que, embora o Governo que dirige o Estado tenha sido eleito democraticamente, "conserva ainda práticas totalitárias impositivas, semelhantes às de uma ditadura". Mas além disso, esclareceu, a que se trata "também de um Estado débil, pressionado por instâncias internacionais que vão contra a vida, da família, da moralidade dos povos para destrui-los e dominá-los".

Finalmente, o Arcebispo chamou à reflexão e exortou os pais de família a exigir "que se retirem estes livros" e "que se dê uma verdadeira educação sexual" onde não só se informe, "mas também se valorise devida e moralmente esse dom que Deus deu a todos para a transmissão da vida, para o amor expressado plenamente no matrimônio".

O texto completo se encontra em http://www.semanario.com.mx/2006/501-09102006/PalabradelPastor.html