O Comitê de Política Internacional da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), solicitou ao Governo de seu país que continue e condicione o intercâmbio comercial com o Vietnã ao respeito pela liberdade religiosa nessa nação asiática.

Em uma carta dirigida à Embaixatriz Susan C. Schwab, o Chefe do Comitê de Política Internacional da USCCB, Dom Thomas Wenski, disse que “enquanto as relações entre a Igreja Católica, a maior instituição cristã no Vietnã, e o Governo melhoraram, não podemos ignorar o duro tratamento que sofrem alguns evangélicos, budistas e outros grupos no país”. “Tal trato é uma violação ao direito universal à liberdade religiosa e é inaceitável em um país que comercializa com os Estados Unidos”, acrescentou.

"À luz dos recentes testemunhos oferecidos no Congresso dos Estados Unidos sobre algumas limitações à liberdade religiosa no Vietnã, exortamos a Administração e os legisladores a utilizar o debate sobre as relações comerciais permanentes para procurar segurança e gerar medidas concretas que permitam que o Governo vietnamita respeite totalmente a liberdade religiosa”, prossegue a missiva.

“Confiamos que quanto maior for a relação comercial maior será a liberdade para os diversos grupos religiosos no Vietnã e terminem as restrições ao culto religioso”, finaliza o também Bispo de Orlando.