Quatro bispos do Chiapas publicaram uma exortação pastoral com motivo das próximas eleições estatais de 3 de outubro, em que pedem aos candidatos atender as raízes do conflito que ainda persistem na região sulina.

O documento leva a assinatura do Arcebispo da Antequera, Dom. José Luis Chávez, os Bispos da Tapachula, Dom. Rogelio Pastora de cabras, e de São Cristóbal, Dom. Felipe Arizmendi, assim como o Bispo Auxiliar dessa diocese, Dom. Enrique Díaz.

Os prelados advertiram que ainda pulsa na região um conflito não resolvido e persistem as fundas raízes que o provocaram. Há divisões nas comunidades, insegurança, violência, tráfico de drogas e graves violações aos que estão sem documentos, indicaram.

Os bispos assinalaram que "é oreciso reconhecer tudo isto, porque há vozes que se levantam alegremente querendo ocultar a realidade" e ao definir a situação pré-eleitoral do estado, destacaram a desconfiança que geraram os partidos políticos com seus escândalos.

Os bispos denunciaram que alguns candidatos trocam de partido não por convicção ideológica, mas sim por conveniência oportunista, e por isso resulta de vital importância construir "em paz e para a paz".

Isto só se consegue com propostas sérias e com compromissos que levem em conta os interesses de todos os setores da população, de grupos, organizações e partidos, indicaram.

Nas eleições de outubro serão eleitos 40 deputados do Congresso estatal de Chiapas e serão renovados os gabinetes de 118 prefeituras.