O caso de Terry Wallis, um homem de Arkansas que recuperou a consciência depois de 19 anos de permanecer em estado de coma, questiona a morte de Terri-Schindler Schiavo, que morreu no ano passado depois que um tribunal condenou que lhe desconectassem o tubo que a alimentava e hidratava.

Segundo o site pro-vida LifeSiteNews.com, os médicos que estudaram o caso de Wallis e publicaram suas primeiras conclusões no Journal of Clinical Investigation, na segunda-feira, explicam que este homem sofreu um acidente automobilístico em 1984, quando tinha 19 anos e ficou em estado de coma.

Wallis, pai de uma menina, não podia pagar os 120 mil dólares que devia pagar a um neurologista para procurar alguma forma de recuperação. Em 2003 despertou de seu estado de consciência mínima no centro de reabilitação Mountain View, em Arkansas. A notícia foi divulgada apenas agora. Desde então suas capacidades foram melhorando pouco a pouco. Agora pode falar e a primeira palavra que disse foi "mamãe".

Henning Voss, especialista em técnicas de imagem, dirigiu o estudo junto com o neurologista Nicholas Schiff, do Colégio Médico Weill da Universidade Cornell em Nova Iorque. Ambos acreditam que o cérebro de Wallis se consertou sozinho, quer dizer, que voltou a conectar os pequenos nervos rompidos no acidente.

O cérebro possui massa cinzenta e massa branca. A cinza é a casca cerebral que está conectada pela massa branca, quer dizer, os axônios dos neurônios que podem chegar a medir até um metro.

Enquanto os médicos e neurologistas estão assombrados pelas razões que levaram à recuperação de Wallis, os doutores do centro de reabilitação acreditam que esta se deve às visitas de sua família, que poderia ter atuado como uma espécie de terapia mental para sua recuperação.

Durante os 19 anos de coma, os pais do Terry, Jerry e Angilee, duvidaram às vezes sobre se era o melhor para seu filho continuar vivo. Agora, ambos estão felizes por não ter cedido a essas dúvidas. Agora o que Terry espera é poder caminhar junto com sua filha. "Com freqüência nos diz quão feliz está de estar vivo", comenta Jerry.

O caso de Wallis, indica LifeSiteNews.com, opõe-se ao caso do Terri Schindler-Schiavo, que nunca recebeu terapia alguma depois de seu colapso em 1990. Ela morreu por uma ordem judicial. Embora para alguns médicos Terri nunca teria se recuperado como no caso do Wallis, outros como a enfermeira Carla Iyer afirmam que com terapia, Schiavo, que era capaz de dizer coisas como "mamãe" ou "ajuda", poderia ter se recuperado com o tempo.

Em maio passado, pesquisadores sul-africanos descobriram uma droga que ajudava pacientes em persistente estado vegetativo a recuperar a consciência completamente por um período de tempo.

Em uma entrevista concedida à BBC, o médico Ralf Clauss, especialista em medicina nuclear e membro do grupo sul-africano, afirmou que "para cada área danificada do cérebro, existe uma ‘adormecida’, a maneira de mecanismo protetor. O tecido prejudicado está morto, não há nada a fazer. O que ‘acorda’ são as áreas adormecidas".