O Secretario Geral do Episcopado mexicano, Dom Carlos Aguiar Retes, avaliou positivamente o mandato do Presidente Vicente Fox e, depois de admitir que ainda tem alguns temas pendentes, comentou que não se pode desqualificar os avanços na democracia, ordem na economia e liberdade.

Em uma entrevista concedida a Notimex, o também bispo de Texcoco manifestou que "as coisas que foram conseguidas são muito importantes e com elas se colocaram as bases para que o país consolide a democracia". Dom Aguiar Retes destacou também o a condução ordenada da macroeconomia, ao continuar com a tendência de regime do Banco do México e não a enfocar como no passado.

O Prelado recordou que é a primeira vez que o Partido Ação Nacional está no poder e que além disso é compartilhado, não é um governo único. "Não vamos fechar os olhos, isso já existiu, e eu fico muito satisfeito com o alcance que se fez e na divisão dos poderes", declarou.

“Hoje mais do que nunca o povo é consciente de que o Poder Executivo não é onipotente, e tem inclusive um contrapeso com o Poder Legislativo e, além disso, começam a dar as condições sobre o peso que deve ter o Poder Judicial", disse o Bispo de Texcoco.

Entre os avanços do mandatário mencionou a Lei de Transparência, a qual falta ser aplicada nos estados, assim como a abertura à liberdade de expressão e de imprensa. Além disso, considerou plausível saber que a moderação agora é a própria consciência ética dos meios de comunicação, os quais tem que aprender ter um bom uso de seu poder, mesmo que às vezes "passem dos limites”.