O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, assegurou que a vitalidade da Igreja na Espanha ajudará a fortalecer a unidade e evitar qualquer ruptura, e informou que os bispos refletirão sobre os momentos que vive o país em sua próxima Assembléia Plenária Extraordinária que celebrará dias 21 e 22 de junho.

Em declarações à cadeia MONOPOLIZE, o Cardeal disse que "neste momento temos uma Igreja com uma vitalidade que não acredito que vá falhar de maneira que nos levasse a uma ruptura de nossa convivência, de nossa unidade, de nossos valores e de procurar um bem comum que seja o bem comum de todos".

Nesse sentido, referiu-se ao momento que vive a Espanha, no qual "estão se expondo problemas de sua ordem constitucional" e onde "o laicismo se projeta com muitíssima força através de certos meios de comunicação, de propostas de elites sociais e políticas".

O Cardeal disse que "a ditadura do relativismo" está "relativizando todos os valores morais e as verdades mais elementares do homem", e busca "impor-se como doutrina e teoria que inspire os elementos jurídicos".

Do mesmo modo, advertiu que o laicismo "voltou para primeiro plano da discussão e do debate" sem que se compreenda "tudo o que significou em sua história". Recordou que as visões mais radicalizadas do laicismo as ofereceram os sistemas totalitários" que sempre terminaram na perseguição religiosa.

Finalmente, o Cardeal Rouco explicou que o conflito do País Basco é um problema de paz interna, para o qual se devem "empregar categorias morais profundas que têm que passa por reconhecer o crime, arrepender-se, pedir perdão e estar disposto a reparar".