Uma estátua de 2,5 metros de altura do papa são João Paulo II foi instalada na praça do Largo Marechal Deodoro, em Barbacena (MG), na última terça-feira (20).

A escultura de quase quatro toneladas foi esculpida na rocha pelo escultor Ronie da Silva Ryba, de Tiradentes (MG), a pedido do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Doorgal Borges de Andrada, que doou o monumento ao município de Barbacena.

A inauguração do monumento ainda não tem data prevista.

São João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o Brasil. Sua primeira visita ao país ocorreu em 1980, entre 30 de junho a 12 de julho. Durante esses 13 dias, ele visitou a capital do Brasil, Brasília e mais 12 cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

Em sua visita à Belo Horizonte, João Paulo II se dirigiu especialmente aos jovens dizendo: “Vocês são o belo horizonte da Igreja, o futuro da Igreja” e destacou que seu “desejo seria o de apertar as mãos de cada um” deles e “falar com cada um”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Em todo caso é a cada um que sigo dizendo a todos: jovens de Belo Horizonte e de todo Brasil, o papa quer muito bem a vocês! O Papa não os esquecerá nunca mais! O Papa leva daqui uma grande saudade de vocês”, disse o papa na época ressaltando que “só o amor constrói, só o amor aproxima, só o amor fez a união dos homens na sua diversidade”.

Sua segunda visita ao Brasil aconteceu em 1991, quando realizou a missa de beatificação de madre Paulina, em Florianópolis (SC), dizendo que “o Brasil precisa de santos, de muitos santos!” “A santidade é a prova mais clara, mais convincente da vitalidade da Igreja em todos os tempos e em todos os lugares”.

Sua última visita ocorreu em 1997, no Rio de Janeiro, para o II Encontro Mundial do Papa com as Famílias entre os dias 2 e 5 de outubro daquele ano.

São João Paulo II (Karol Józef Wojtyla) nasceu no dia 18 de maio de 1920, na Polônia e foi eleito papa em 16 de outubro de 1978. Ele assumiu o nome de João Paulo II, em homenagem ao papa João Paulo I e teve 27 anos de pontificado. Ele morreu no dia 2 de abril de 2005 e foi beatificado no dia 1º de maio de 2011, pelo papa Bento XVI e canonizado pelo papa Francisco em 27 de abril de 2014.