20 de jan de 2026 às 15:29
A romaria de Nossa Senhora das Candeias, tradicionalmente conhecida como Festa da Luz, começa no domingo (24), em Juazeiro do Norte (CE), e segue até o dia 2 de fevereiro. Segundo a basílica de Nossa Senhora das Dores, a estimativa é que cerca de 300 mil romeiros passem pela cidade nos dez dias de festa.
“A Romaria das Candeias é um tempo especial de encontro com Deus e com Maria”, disse o reitor da basílica, padre Cícero José da Silva. “Cada celebração, cada gesto simbólico e cada luz acesa e expressam a confiança do povo romeiro na proteção divina e renovam a esperança para o novo ano”, completou.
Neste ano, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias tem como lema “Eu sou a Mãe da Santa Esperança” e, segundo a basílica, “convida os fiéis a refletirem sobre a presença materna de Maria como sinal de luz, acolhimento e esperança, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pelo povo”.
Participarão da festa o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Ricardo Hoepers, o bispo de Crato (CE), dom Magnus Henrique, o reitor do santuário basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), padre Marco Aurélio Martins, CSSR, e outros bispos e padres.
A programação da festa acontecerá na basílica de Nossa Senhora das Dores e na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com celebrações religiosas e manifestações culturais.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte teve início com o servo de Deus padre Cícero Romão Batista (1844-1934). Segundo relatos, certo dia, um artesão foi procurar o padre em busca de conselhos por causa de dificuldades financeiras. O sacerdote lhe deu dinheiro para produzir candeeiros, pois organizaria uma procissão iluminada no dia da Apresentação do Senhor. Os devotos compraram os candeeiros e todo o estoque do artesão foi vendido.
Assim surgiu a tradição da Romaria de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte, celebrada na festa da Apresentação do Senhor e da Purificação da Virgem Maria, em 2 de fevereiro, 40 dias depois do Natal. Também é chamada de festa das luzes, porque Jesus é a “luz” que veio “iluminar as nações”.
Nossa Senhora das Candeias é também conhecida como Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Purificação.
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias faz parte das “Romarias Permanentes” da basílica de Nossa Senhora das Dores, que anualmente atraem milhões de devotos. Além dela, há a Romaria da Morte de Padre Cícero, de 17 a 20 de julho; a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, entre 1º e 15 de setembro; a Romaria de Finados, de 29 de outubro a 2 de novembro; e o Ciclo Natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro.




