A diocese de Assis (SP) foi consagrada a são Miguel Arcanjo no sábado (17), em um evento que reuniu mais de 11 mil pessoas no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira. A cerimônia aconteceu na presença da imagem peregrina oficial de são Miguel, vinda de seu santuário no Monte Gargano, Itália, local de aparições do arcanjo desde os primeiros séculos do cristianismo.

A imagem peregrina de são Miguel Arcanjo foi trazida do santuário de São Miguel Arcanjo do monte Sant’Angelo, no Gargano, na Itália, em julho do ano passado. No Brasil, a imagem está em uma peregrinação pelas cinco regiões do país organizada pelo Instituto Hesed. O objetivo, segundo o instituto, é “a renovação da fé e a consagração das famílias e dioceses à proteção do arcanjo”.

Assis foi a 17ª cidade a receber a imagem de são Miguel Arcanjo. No ano passado, a imagem passou por dioceses e arquidioceses como Santa Bárbara d’Oeste (SP), Brasília (DF), Criciúma (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Itapetininga (SP), Camaçari (BA), Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Alagoinhas (BA), Belém (PA), Tianguá (CE), Maceió (AL), Santa Amaro (SP) e Caraguatatuba (SP).

A consagração da diocese de Assis foi feita pelo bispo, dom Argemiro Azevedo, que celebrou a missa e coroou a imagem de são Miguel. O evento teve início na noite de sábado, com a chegada da imagem de são Miguel Arcanjo e avançou pela madrugada de domingo (18), com momentos de oração e show católico.

Além dos 11 mil fiéis que participaram da cerimônia presencialmente, cerca de 176 mil acompanharam a celebração pelo YouTube, além das redes sociais e outras plataformas.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No evento, também foram arrecadadas cerca de duas toneladas de alimentos, que serão destinados a instituições sociais da região.

Calendário da peregrinação em 2026

Assis foi a primeira cidade a receber a imagem peregrina de são Miguel Arcanjo em 2026. Mas, outras dioceses também vão receber a peregrinação este ano. No dia 21 de fevereiro, será a diocese de Frederico Westphalen (RS) e, no dia 27 de fevereiro, a arquidiocese de Natal (RN).

Segundo o Instituto Hesed, as arquidioceses e dioceses podem solicitar a consagração a São Miguel Arcanjo, por escrito, através dos seus bispos. Não há prazo final para a peregrinação da imagem pelo Brasil. “Enquanto existirem arquidioceses e dioceses a serem consagradas, o pedido poderá ser feito”, disse.