A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, do santuário de Fátima em Portugal, já tem visitas confirmadas a três continentes em 2026: América do Sul, Europa e Ásia. No continente sul-americano, o país visitado é o Brasil.

Segundo o santuário de Fátima, a diocese de Campos dos Goytacazes (RJ) tem tutelado a presença da imagem peregrina nº 9 para celebrar os 25 anos da Comunidade Mariana Aliança Eterna – o Apostolado Mundial de Fátima no Brasil – e os 25 anos da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.

A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney foi criada em 2002 pelo papa são João Paulo II como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da diocese de Campos (RJ) para manter a liturgia antiga, a disciplina e os costumes tradicionais. Ela deriva da União Sacerdotal São João Maria Vianney, um grupo de padres que depois da promulgação do Missal de Paulo VI, em 1969, decidiu sob a liderança do então bispo de Campos, dom Antônio de Castro Mayer, manter o rito romano antigo.

Às vésperas de completar 25 anos, a administração viu seu bispo Fernando Rifan entregar ao papa Leão XIV o pedido de renúncia depois de fazer 75 anos em 25 de outubro de 2025. O papa, porém, pediu que dom Fernando permaneça à frente da administração apostólica por mais 18 meses a partir da data do aniversário dele.

Outras visitas

A imagem peregrina nº 10 vai à Coreia do Sul, país que no ano que vem vai receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa visita acontecerá de abril a junho de 2026 e é dinamizada pelo Apostolado Mundial de Fátima da Coreia do Sul.

A última visita de uma imagem peregrina de Fátima à Coreia do Sul aconteceu em 2017.

Na Europa, as visitas acontecerão em Portugal, Espanha e Itália.

A paróquia de Peniche, em Lisboa, vai receber a imagem peregrina nº 3 em abril, por ocasião dos 10 anos da primeira visita da Virgem Peregrina. Em maio, a imagem nº 6 irá à paróquia de Caldas da Rainha.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Entre janeiro e março, a imagem nº 6 vai visitar a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Benejuzár, na diocese de Ohriuela-Alicante, Espanha. Em fevereiro, a mesma imagem vai visitar dois colégios dos Discípulos dos Corações de Jesus e Maria, em Madri, Espanha. Em abril e junho, a imagem nº 7 vai visitar a paróquia de San Ildefonso, em Talavera de la Reina, no âmbito das bodas de ouro da paróquia, em Toledo, Espanha.

Entre fevereiro e outubro, o Movimento Ecclesiale Famiglia del Cuore Immacolato di Maria organiza visitas da imagem nº 4 a várias dioceses da Itália. Em uma pausa dessas visitas, a mesma imagem estará em julho numa paróquia na região de Molise e, em setembro, na região de Abruzzo.

A imagem nº 5 estará em Milão, em abril e junho, no contexto de uma missão mariana popular promovida pelo Apostolado Mundial de Fátima na Itália. No mesmo país, a imagem nº 8 vai visitar, a partir de abril, as paróquias de Valsassina e de Seano.

A imagem peregrina

A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima foi feita segundo indicações da irmã Lúcia de Jesus, uma das videntes da aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima. A imagem foi coroada solenemente em 13 de maio de 1947. A partir de então, ela percorreu o mundo inteiro, por quase meio século, tendo visitado 64 países.

A partir do ano 2000, a imagem permaneceu no santuário de Fátima. Inicialmente, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Depois, em 8 de dezembro de 2003, foi entronizada na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Mas, como o santuário continuava recebendo pedidos de visita da imagem de todo o mundo, foram feitas 13 réplicas, que percorrem vários países todos os anos.

Segundo o santuário de Fátima, além das visitas a Brasil, Coreia do Sul, Portugal, Espanha e Itália, durante o ano de 2026, poderão ser confirmadas mais viagens da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a outros países.