O papa Leão XIV escreveu uma carta ao jornal italiano La Repubblica por ocasião do 50° aniversário de fundação do jornal, na qual destacou o valor da liberdade de imprensa como serviço ao bem comum.

“Esse é o sentido da liberdade de imprensa que, mesmo na diversidade de opiniões, de pontos de vista, das culturas, deve sempre agir com transparência, com honestidade”, diz o papa na carta.

“O diálogo, assim, supera o conflito e constrói a paz”, diz Leão XIV.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

La Repubblica “cobriu dia a dia meio século de história”, disse o papa.

“Seu jornal tem raízes em muitas cidades, mas sua sede principal está em Roma, a diocese do papa, um ponto de observação privilegiado sobre os acontecimentos da Itália e do mundo”, disse Leão XIV. “Com liberdade, vocês fizeram uma leitura das páginas destes cinquenta anos. E contaram a história da Igreja”.

O papa exorta os profissionais do jornal a perseverar numa comunicação aberta e respeitosa, capaz de favorecer o encontro mesmo em contextos de pluralismo e desacordo.

Na parte final da carta, Leão XIV fala sobre seu desejo para o futuro do jornal: “Faço votos que sempre construam uma comunicação livre e dialógica, animada pela busca da verdade e sem preconceitos”.