14 de jan de 2026 às 16:01
O papa Leão XIV recebeu hoje (14) o mosaico com sua efígie oficial como papa, que será posto na basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.
Uma antiga tradição determina que cada papa eleito tem seu retrato em mosaico erigido na basílica. O de Leão XIV foi feito no Estúdio de Mosaicos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde atualmente é feita a conservação dos mosaicos da basílica, com intervenções de restauro e a produção de obras para venda ao público.
O mosaico tondo, redondo em italiano, papa tem 137 cm de diâmetro e foi feito com esmaltes vítreos e de ouro sobre uma estrutura metálica, segundo a Santa Sé.
O mosaico é composto por cerca de 15 mil tesselas, nome das peças de um mosaico, incluindo algumas que datam do século XIX. Essas peças foram criadas usando a antiga técnica de mosaico recortado e fixadas com o estuque à base de óleo da Santa Sé.
O mosaico será colocado o lado do retrato do papa Francisco, na nave lateral direita da basílica papal, a uma altura aproximada de 13 metros.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A obra é baseada num esboço pictórico do artista italiano Rodolfo Papa, uma pintura a óleo sobre tela que será conservada na basílica de São Pedro, no Vaticano.
O arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, e o arcipreste da basílica, cardeal James Michael Harvey, também participaram da apresentação de hoje, junto com o abade do mosteiro beneditino de São Paulo Fora dos Muros, Donato Ogliari.
Ao final da apresentação, o papa convidou todos os presentes a se unir a ele num momento de oração diante da imagem.





