“Espero que este consistório nos ajude a colaborar ainda mais com o santo padre, a partilhar com liberdade e responsabilidade aquilo que vivemos em nossas Igrejas locais e a discernir juntos os caminhos da evangelização”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta. Ele já está em Roma para participar do 1º Consistório Extraordinário convocado pelo papa Leão XIV que começa amanhã (7) e vai até a quinta-feira (8), no Vaticano.

Os consistórios extraordinários são reuniões especiais de todos os cardeais, convocadas pelo papa para discutir assuntos de “necessidades particulares da Igreja” ou questões de grande importância que exigem ampla consulta entre os cardeais do mundo.

Segundo a arquidiocese do Rio de Janeiro, “a convocação deste Consistório assume especial relevância por ocorrer no início do pontificado de Leão XIV, sinalizando sua disposição em ouvir o colégio cardinalício diante dos desafios pastorais, sociais e culturais do tempo presente. Historicamente, encontros dessa natureza antecedem decisões de grande alcance e momentos significativos de orientação para a Igreja”.

O papa Francisco convocou apenas dois consistórios extraordinários em seus 12 anos de pontificado. O mais recente ocorreu em 2022, reunindo todos os cardeais para discutir a implementação e o significado da nova constituição apostólica da Cúria Romana, Praedicate Evangelium. O anterior, convocado em 2014, teve como foco a reflexão sobre a família, em preparação para o Sínodo da Família de 2015 e para a posterior publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Para dom Orani, “é uma oportunidade de estar junto ao Santo Padre, escutar suas perguntas e colaborar com o Colégio Cardinalício, partilhando a experiência pastoral vivida no Brasil e na América Latina, contribuindo para o discernimento e a missão da Igreja universal”.

 “Tudo o que for colocado e refletido nesse encontro, sem dúvida, poderá gerar frutos importantes para o bem da Igreja e para o fortalecimento de sua missão no mundo contemporâneo”, disse dom Orani.

O arcebispo pediu que os fiéis no Brasil rezem pelos cardeais que estarão reunidos em Roma com o papa Leão XIV.

Atualmente, o Brasil tem sete cardeais: o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer; arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani Tempesta; o arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha; o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa; arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Steiner; e o arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler; e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno.