6 de jan de 2026 às 15:36
O papa Leão XIV relacionou a Epifania do Senhor celebrada hoje com o Jubileu 2025 dizendo que a esperança cristã “deve ter os pés bem assentes na terra”, mesmo que “venha do Céu”, porque deve “gerar uma nova história aqui em baixo”.
Em seu discurso depois da oração do Ângelus, o papa, em pé na varanda central do Palácio Apostólico, no Vaticano, saudou os fiéis pela primeira vez em 8 de maio do ano passado, quando foi eleito papa. Leão XIV disse que o Jubileu “convocou-nos a essa justiça fundada na gratuidade”. Um apelo para "reorganizar a convivência, a redistribuir a terra e os recursos, a devolver o que se tem e o que se é aos sonhos de Deus, maiores que os nossos".
Falando sobre o relato evangélico dos Reis Magos, o papa falou sobre o valor simbólico dos presentes oferecidos ao Menino Jesus — ouro, incenso e mirra — como expressão de total entrega. Nos presentes dos Magos, disse ele, reflete-se "o que cada um de nós pode pôr em comum, o que já não pode guardar para si, mas partilhar, para que Jesus cresça no meio de nós".
Leão XIV disse que em Jesus Cristo “apareceu a verdadeira vida, o homem vivente”, uma vida aberta à comunhão e capaz de transformar a realidade. Assim, o papa encorajou os cristãos a serem “tecelões de esperança”, capazes de “caminhar rumo ao futuro por outro caminho”, seguindo o exemplo dos Reis Magos.
O papa fez um apelo pela paz, exortando as pessoas a abandonar "a indústria da guerra" e a afirmar, em vez disso, "o artesanato da paz".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Que o seu Reino cresça, que as Suas palavras se realizem em nós, que os desconhecidos e os adversários se tornem irmãos e irmãs, que em vez das desigualdades haja equidade, que em vez da indústria da guerra se afirme o artesanato da paz. Como tecelões de esperança, caminhemos rumo ao futuro por outro caminho (cf. Mt 2, 12)”, exortou Leão XIV.
Por fim, depois da oração mariana, Leão XIV dirigiu uma saudação especial às crianças e jovens de todo o mundo, por ocasião da Jornada da Infância Missionária, agradecendo-lhes pelas orações pelos missionários e pelo compromisso com a solidariedade para com os mais desfavorecidos entre seus pares.
“Quero saudar e agradecer a todas as crianças e adolescentes que, em tantas partes do mundo, rezam pelos missionários e se empenham em ajudar os seus coetâneos mais necessitados”, disse o papa. Leão XIV falou sobre as comunidades cristãs do Oriente que celebrarão o Natal amanhã (7), segundo o calendário juliano, e estendeu seus votos de serenidade e paz a elas e suas famílias.




