4 de dez de 2025 às 13:07
O prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), sancionou na terça-feira (2) lei que inclui o Dia de Nossa Senhora da Candelária no calendário oficial da cidade. O projeto é de autoria do vereador Carlo Caiado (PSD) e entrou em vigor a partir da data de sua publicação.
O Dia de Nossa Senhora da Candelária passa “a ser celebrado anualmente no dia 2 de fevereiro”, diz a lei. Nessa data, a Igreja celebra Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora das Candeias, coincidindo com a celebração da apresentação do Senhor e com a purificação ritual da Virgem Maria.
Nossa Senhora da Candelária
A devoção a Nossa Senhora da Candelária teve sua origem em Tenerife, Espanha. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu em 1392 a dois nativos "Guanches” que pastoreavam seu rebanho. Quando chegaram à beira de um barranco, viram que o gado não avançava.
Um dos pastores se aproximou ara ver o que estava acontecendo e viu uma pequena imagem de madeira de uma mulher, com cerca de um metro de altura. Na imagem, a senhora carregava uma vela na mão esquerda e uma criança no braço direito, que segurava um pássaro de ouro.
A Virgem das Candeias é a padroeira das Canárias e venerada na basílica de Nossa Senhora da Candelária em Tenefire. Mais tarde, esta devoção se estendeu por toda a América.
Igreja da Candelária
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No Brasil, há várias igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Candelária e uma das mais conhecidas é a que fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, conhecida como Igreja da Candelária.
Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, o templo “surgiu em cumprimento de uma promessa feita por Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves”.
“O casal de espanhóis foi surpreendido por uma tempestade durante uma viagem marítima e invocou pela santa de sua devoção, Nossa Senhora da Candelária, prometendo erguer uma capela no primeiro porto que chegasse a salvo”. Ao chegarem ao Rio de Janeiro, “a promessa foi cumprida” e ergueram uma capela em honra a santa “na parte plana da cidade”. Por isso, a capela “foi chamada de Igreja da Várzea”.
Os historiadores divergem sobre a data de construção da capela, diz o site, mas “estimam que tenha ocorrido no período entre 1600 e 1630”.
Depois de mais de um século, diz o site, a igreja da Várzea “atingiu estado ruinoso” e a Irmandade do Santíssimo Sacramento Candelária “resolveu construir uma igreja maior no mesmo local”. Em 6 de junho de 1775, foi abençoada a primeira pedra do novo templo a ser construído. A inauguração parcial aconteceu em 8 de setembro de 1811, com a celebração da primeira missa no altar-mor. Essa cerimônia contou com a participação do príncipe regente dom João e membros da família real.
A inauguração solene da Igreja da Candelária aconteceu em 10 de julho de 1898, com a sagração pelo bispo do Rio de Janeiro, dom Joaquim Arcoverde.
Em junho deste ano, a Igreja da Candelária celebrou 250 anos da bênção de sua pedra fundamental, com missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta.




