4 de dez de 2025 às 11:46
Como todos os anos, Roma se prepara para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição em 8 de dezembro. Desde o início da manhã, cidadãos, associações e comunidades religiosas se reunirão na praça Mignanelli, ao lado da praça da Espanha, para depositar flores aos pés do monumento dedicado a Nossa Senhora.
Este ano será a primeira vez que o papa Leão XIV participará da homenagem. Está previsto que ele chegue à praça da Espanha às 16h, onde será recebido pelo cardeal-vigário Baldo Reina e pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
O papa depositará flores aos pés da coluna da Imaculada Conceição
Depois de alguns minutos de oração diante do monumento, o papa depositará flores aos pés da coluna da Imaculada Conceição, que fica em frente à Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, um dos monumentos marianos mais emblemáticos de Roma. O papa Francisco costumava fazer uma breve oração, mas não se sabe se o atual papa optará por uma oração silenciosa.

A estrutura de doze metros de altura foi projetada pelo arquiteto Luigi Poletti em meados do século XIX para celebrar a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Sua presença é um ponto de referência na Praça da Espanha, onde turistas, peregrinos e romanos param para admirar sua elegância clássica e sua cuidadosa integração com o ambiente urbano.
No topo da coluna ergue-se a estátua de bronze de Nossa Senhora, obra do escultor Giuseppe Obici, que retrata a Imaculada Conceição com uma serenidade solene, segurando um lírio na mão e coroada com uma auréola de estrelas.
Fiel à tradição, os primeiros a prestar homenagem a Nossa Senhora serão os bombeiros de Roma. Às 7h, um bombeiro subirá ao topo da coluna de 12 metros com a ajuda de um caminhão com escada, onde depositará uma coroa de flores no braço da estátua da Virgem.
Os primeiros a prestar homenagem à Imaculada Conceição em Roma foram os bombeiros, em 1857
O gesto é feito em memória dos 220 colegas que iniciaram essa tradição em 1857, apenas três anos depois da proclamação do dogma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A coluna de Nossa Senhora é um ponto de encontro anual para fiéis, paróquias, ordens religiosas, associações e centros educacionais. Às 8h30, a banda do Corpo da Gendarmaria Vaticana apresentará um hino mariano. Depois, participarão, entre outros, a paróquia de Sant’Andrea delle Fratte e o grão-mestre da Ordem de Malta, frei João Dunlap, a Legio Mariae, o Círculo San Pietro, a Fundação Don Gnocchi, a União Nacional Italiana para o Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais (Unitalsi) e várias escolas.
As atividades também serão animadas pelos Franciscanos Conventuais da Basílica dos Doze Santos Apóstolos, nas proximidades, guardiões da mais antiga novena dedicada à Imaculada Conceição na cidade.
Desde o dia 29 de novembro, todos os dias às 17h45, há na basílica a oração do rosário e das ladainhas, seguidas pela missa às 18h30, celebrada por um cardeal. Na celebração, inclui-se a oração mariana Tota Pulchra, que em latim significa “Toda bela és” composta pelo franciscano Alessandro Borroni (1820–1896).
“Todos os anos celebramos a novena e a solenidade da Imaculada como um tempo de graça que ilumina o nosso Advento”, diz o pároco da basílica, padre Francesco Celestino, no comunicado enviado pelo vicariato de Roma.

“A espiritualidade franciscana sempre demonstrou um amor singular pela Imaculada”
“A espiritualidade franciscana sempre demonstrou um amor singular pela Imaculada. Basta lembrar são Francisco, santo Antônio de Pádua, o beato Duns Scoto ou são Boaventura. Foi um franciscano, o papa Sisto IV, que em 1477 autorizou a celebração solene desta festa, estabelecendo as bases da devoção que mais tarde culminaria no dogma proclamado por Pio IX em 1854”, diz o padre Celestino.
As celebrações litúrgicas destes dias serão celebradas por vários cardeais: ontem (3), pelo cardeal Ángel Fernández Artime, pro-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada; hoje (4), pelo cardeal Claudio Gugerotti; amanhã (5), pelo cardeal Rolandas Makrickas; no sábado (6), pelo cardeal Marcello Semeraro; e no domingo (7), pelo cardeal Mauro Gambetti. No dia 8 de dezembro, a missa solene será rezada pelo cardeal Leonardo Sandri, prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais.





