8 de nov de 2025 às 15:16
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou “sua solidariedade fraterna a dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo da diocese de Guarapuava, e a todo o povo, diante da tragédia que atingiu diversas cidades da região, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR)”.
Um tornado atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu na tarde de ontem (7) e deixou seis mortos e mais de 400 feridos, segundo a Defesa Civil. O fenômeno foi classificado como de nível F3, em uma escala de zero a cinco, com ventos que ultrapassaram 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou hoje (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.
A CNBB publicou uma nota de solidariedade hoje (8) e disse se unir “em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas”, também “pelas famílias enlutadas e desabrigadas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Estendeu ainda sua “solidariedade a todos estados atingidos pelas fortes chuvas, Paraná e Santa Catarina (Regionais Sul 2 e Sul 4)” e manifestou “apoio às comunidades e paróquias que estão se mobilizando em gestos concretos de caridade e solidariedade para socorrer os atingidos”.
“Conclamamos toda a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas”, disse.
A CNBB disse que ficará “acompanhando o deslocamento das tempestades e os esforços das dioceses e das pastorais locais neste tempo de provação”.


