Dom Walter Jorge Pinto foi nomeado hoje (7) bispo de Campanha (MG). Ele era até então bispo de União da Vitória (PR).

Dom Walter Jorge Pinto nasceu em 12 de fevereiro de 1963, em Ubá (MG). Em 1996, entrou para o seminário São José, da arquidiocese de Mariana (MG), onde fez Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. É formação em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e tem mestrado na área de Fitotecnia.

Foi ordenado padre em 1º de junho de 2002, na arquidiocese de Mariana. Em seu ministério presbiteral, foi pároco de São João Batista, em Viçosa, administrador paroquial de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa; e pároco de São José Operário, em Barbacena.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi membro do colégio dos consultores da arquidiocese de Mariana e assessor da Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal. Também atou como representante dos presbíteros, membro do conselho presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Em 9 de janeiro de 2019, foi nomeado bispo de União da Vitória. Recebeu a ordenação episcopal em 30 de março do mesmo ano. Seu lema episcopal é Propter Iesum et Evangelium (Por Jesus e pelo Evangelho).

A presidência da Conferência Nacional dos bispos d Brasil (CNBB) saudou dom Walter Jorge Pinto pela nomeação e desejou que “seu serviço a essa porção do povo de Deus possa ser conduzido e inspirado pela presença de Nossa Senhora, a Virgem do Carmo”, padroeira da diocese de Campanha, “na peregrinação terrena, como modelo do contemplativo, sensível à escuta e meditação da Palavra de Deus e obediente à vontade do Pai”.