A imagem de Nossa Senhora Menina peregrina pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) até o dia 21 de novembro, data em que a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como Maria Menina. No sábado (1º), a imagem foi levada ao Santuário Cristo Redentor, onde foi celebrada missa e dada bênção à cidade.

A iniciativa é promovida pelo grupo guardiões de Nossa Senhora da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, que fica no bairro Irajá. A missão do grupo é difundir a devoção a Nossa Senhora Menina.

A Festa da Apresentação de Maria no templo e a devoção a Nossa Senhora Menina

A devoção a Nossa Senhora da Apresentação é antiga e remete à apresentação de Maria no templo, momento em que, segundo a tradição, Maria foi levada por seus pais, Joaquim e Ana, ao Templo de Jerusalém, ainda com apenas três anos de idade. Lá, ela foi consagrada a Deus e passou a viver entre outras jovens dedicadas à oração e ao serviço.

Segundo o Protoevangelho de São Tiago, um apócrifo do século II, que ainda que não esteja incluído no cânon da Bíblia, é uma fonte de tradições sobre Nossa Senhora, a Virgem foi recebida pelo sacerdote, que a abençoou e exclamou: “O Senhor engrandeceu seu nome por todas as gerações, pois ao fim dos tempos manifestará em ti sua redenção aos filhos de Israel”.

Segundo o material de divulgação da peregrinação, “para demonstrar a grandiosidade desse momento” da apresentação, “a própria Virgem apareceu a uma irmã concepcionista, chamada Madalena, que rezava diante do presépio do Menino Jesus, dizendo-lhe: ‘Concederei todas as graças que me pedirem às pessoas que me honrarem em minha infância, pois é uma devoção muito esquecida’”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Essa aparição privada aconteceu em 1840 no México e deu origem à imagem de Nossa Senhora Menina.

 “A devoção à infância da Virgem Maria é, portanto, a devoção às maravilhas que Deus realizou nessa menina, cuja alma foi agraciada por um amor prodigioso, numa dimensão inimaginável”, diz o material de divulgação da peregrinação

A devoção à Nossa Senhora da Apresentação no Brasil

A primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora da Apresentação no Brasil foi fundada em 1599, na cidade de Natal (RN), depois do encontro de uma imagem da Virgem na região. A antiga catedral de Natal, hoje Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, foi erguida na Praça André de Albuquerque, onde também foi celebrada a primeira missa da cidade.

A devoção também chegou a outras regiões do país. Em Porto Calvo (AL), cidade marcada por batalhas históricas durante a invasão holandesa, Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira local.

A Paróquia Nossa Senhora da Apresentação no bairro Irajá é uma das mais antigas paróquias dedicadas à Virgem da Apresentação. A capela original foi construída em 1644 pelo padre Gaspar da Costa, em uma área que na época era usada como campo de pastagem. Com o tempo, a capela foi ampliada e se tornou uma paróquia, sendo a mais antiga do Rio de Janeiro.