3 de nov de 2025 às 13:23
A basílica de São Bento reabriu suas portas para o culto com a conclusão da reconstrução do templo que havia ficado em ruínas no terremoto de outubro de 2016 que atingiu Núrsia e a região central da Itália.
A basílica foi construída nos séculos XIII e XIV na cidade em que são Bento nasceu em 480.
Por ocasião da missa de reabertura, o papa Leão XIV enviou uma mensagem ao arcebispo de Spoleto-Norcia, Renato Boccardo, por intermédio do Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
“Por ocasião da solene cerimônia de reabertura da basílica de São Bento em Núrsia, gravemente danificada pelo terremoto de 2016 e que agora volta ao seu antigo esplendor depois de obras de reconstrução e consolidação o Santo Padre Leão XIV participa espiritualmente desse significativo evento, compartilhando a alegria comum do retorno à comunidade desse edifício sagrado, tão querido pelos habitantes dessa região”, escreve o cardeal Parolin.
O papa “expressa a sua mais profunda satisfação a todos aqueles, instituições estatais e locais, planejadores, trabalhadores e indivíduos que, com tenacidade e admirável empenho, tornaram possível e apoiaram de várias maneiras uma operação tão profundamente sentida e aguardada por tantas pessoas, não só na Úmbria, mas também na Itália e em outros países”.
“A restauração desse importante monumento, de grande valor histórico e artístico, assim como um vibrante centro de espiritualidade beneditina representa o sinal visível do exigente caminho de renascimento religioso empreendido nos últimos anos por toda a comunidade diocesana”, diz a mensagem.
A mensagem fala sobre o desejo do papa de que "esse feliz acontecimento reacenda a fé do povo cristão".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Boccardo disse em sua homilia que "as portas da basílica estão abertas hoje para acolher aqueles que vêm em busca de luz e força para o caminho da vida cristã".
“Como crentes, sabemos bem que um edifício esplêndido não basta para torná-lo a casa de Deus entre os lares dos homens”, disse ele. “Só uma comunidade que, dia a dia, vive com paixão a busca sincera pelo que é verdadeiro, bom e justo aos seus olhos, será capaz de ter o Senhor por perto”.
“Esta noite, sentimentos de alegria, satisfação e legítimo orgulho enchem nossos corações enquanto admiramos a basílica de São Bento, restaurada ao seu esplendor original depois dos graves danos causados pelo terremoto de 2016”, disse o arcebispo.
Em sua homilia, Boccardo também falou sobre são Bento de Núrsia como o santo padroeiro da Europa, especialmente num momento em que o continente "carrega as cicatrizes de feridas ideológicas e morais que minaram sua própria essência".
Ele incentivou a preservação e a promoção do patrimônio espiritual e cultural da Europa.
“Preservar sem propor é estagnação; propor sem preservar é perder nossas raízes”, disse o arcebispo. “Só assim o carisma beneditino continuará sendo uma fonte de vida — para a comunidade de Núrsia, para todos nós e para toda a Europa”.


