O papa Leão XIV disse hoje (31) que as universidades católicas são uma expressão do amor de Deus pelos homens, em mensagem a peregrinos dessas instituições da América Latina, que ele recebeu no Palácio Apostólico, no Vaticano.

Em audiência privada com membros da  Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), presentes em Roma por ocasião do Jubileu do Mundo Educativo, o papa disse que, entre seus objetivos, está "o progresso da educação superior católica e o serviço à sociedade, criando espaços de encontro entre fé e cultura, para proclamar o Evangelho no ambiente universitário".

Segundo Leão XIV, a peregrinação dos membros da ODCUAL expressa “a própria missão para a qual a universidade nasceu dentro da Igreja: ser um centro incomparável de criatividade e irradiação do saber para o bem da humanidade, no qual o esforço conjunto da inteligência e da fé permite aos homens atingir a plena medida de sua humanidade”, como escreveu o papa são João Paulo II na constituição apostólica Ex corde ecclesiae, publicada em 1990.

O papa Leão XIV disse que a universidade católica, hoje, “como disse o papa Francisco, continua sendo um dos melhores instrumentos que a Igreja oferece ao nosso tempo, e é uma expressão daquele amor que anima cada ação da Igreja, ou seja, o amor de Deus pela pessoa humana”.

 

 

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Igreja, uma força motriz por trás da educação na América Latina

O papa disse que a origem da universidade na América Latina não pode ser compreendida sem dizer que "a Igreja tem sido uma força motriz na educação", visto que as primeiras universidades na América "nasceram da iniciativa de bispos, religiosos e missionários" que estavam convencidos de que o anúncio de Jesus Cristo "é parte integrante da mensagem salvífica cristã".

Leão XIV exortou as universidades a incorporar “a identidade católica que deve distingui-las”, impulsionadas pela convicção de que são chamadas a ser “caminhos da mente rumo a Deus”. 

“O objetivo do ensino superior católico não é outro senão o de buscar o desenvolvimento integral da pessoa humana, formando mentes com senso crítico, corações de fé e cidadãos comprometidos com o bem comum”, disse o papa. “E tudo isso com excelência, competência e profissionalismo”.

Encorajando os membros das ODUCAL a superar as dificuldades “com criatividade, e sabendo que a graça os sustenta”, o papa Leão XIV concluiu seu discurso confiando os presentes a Nossa Senhora, Sede da Sabedoria, “para que, como ela, sejam sempre dóceis à ação Daquele que é a própria Sabedoria, Jesus Cristo, nosso Senhor”.